Memórias das experiências com o brincar: narrativas e mônadas de professoras de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546437494

Palavras-chave:

Brincar, Memória, Educação infantil

Resumo

O trabalho teve como objetivo refletir sobre as memórias das experiências com o brincar de professoras que atuam na educação infantil, reconstruindo, em forma de narrativas e mônadas, o universo lúdico vivido por elas. Tomando como referência a perspectiva da história oral, foram entrevistadas três professoras de um centro de educação infantil de uma universidade pública paulista. Com base nas memórias compartilhadas, constatamos que, como sujeitos históricos imersos numa realidade social, as professoras possuem experiências com o brincar que são significativas e constituem sua singularidade, reverberando na forma como as mesmas veem e fazem a mediação das brincadeiras na sua prática docente.

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Biografia do Autor

Marina Dal' Evedove, Colégio Politec, Americana, SP

Possui licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp e atualmente é professora no Colégio Politec de Americana/SP.

Marília Del Ponte de Assis, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Possui licenciatura plena em Educação Física (PUCCamp), mestrado em Educação Física (UFSC) e doutorado em Educação (Unicamp). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) e docente da Faculdade Anhanguera de Sumaré/SP.

Eliana Ayoub, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Possui licenciatura, mestrado e doutorado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Unicamp. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Unicamp, coordenando o Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte).

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Publicado

27-06-2019

Como Citar

Evedove, M. D., Assis, M. D. P. de, & Ayoub, E. (2019). Memórias das experiências com o brincar: narrativas e mônadas de professoras de educação infantil. Kinesis, 37. https://doi.org/10.5902/2316546437494

Edição

Seção

Artigos originais