Marketing em Academias no Brasil: o abandono da Academia

Autores

  • Flávia da Cunha Bastos Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
  • Cleiton Castro Universidade de São Paulo
  • Cacilda Mendes dos Santos Amaral Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546421480

Palavras-chave:

Marketing, Gestão, Academias de Ginástica, Produção acadêmica

Resumo

As academias de ginástica são responsáveis pelo crescimento da Indústria do Esporte no Brasil. Não há conhecimento sistematizado sobre a produção acadêmica no que tange ao Marketing e às Academias no país. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática de literatura nacional em bases eletrônicas de busca. Para isso, foram identificados cinco estudos, em diferentes áreas do conhecimento, com predominância dos temas Produto/Consumidor. As técnicas metodológicas são diferenciadas e reconhecidas como métodos de pesquisa em Gestão do Esporte.  Considerando-se a pesquisa realizada, possibilidades de aplicação são evidenciadas e não há recomendações para pesquisas futuras nesses estudos. Sugerem-se novos levantamentos em outras fontes e replicação desse estudo no futuro.

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Biografia do Autor

Flávia da Cunha Bastos, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Livre-Docente do Departamento de Esporte da EEFEUSP. Lider do GEPAE Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte

Cleiton Castro, Universidade de São Paulo

GEPAE Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte CNPq - Departamento de Esporte, Escola de Educação Física e Esporte

Cacilda Mendes dos Santos Amaral, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências, Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais, lider do GEPAE Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte CNPq - Departamento de Esporte, Escola de Educação Física e Esporte

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Publicado

22-09-2020

Como Citar

Bastos, F. da C., Castro, C., & Amaral, C. M. dos S. (2020). Marketing em Academias no Brasil: o abandono da Academia. Kinesis, 38. https://doi.org/10.5902/2316546421480

Edição

Seção

Artigos originais