A OPERACIONALIZAÇÃO DO ESPORTE EM ESCOLAS DE INICIAÇÃO: O FUTEBOL QUE SE PROPÕE

Autores

  • Elson Aparecido de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • José Tarcísio Grunennvaldt Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546420721

Palavras-chave:

Futebol, Escolinhas, Iniciação esportiva.

Resumo

Este estudo objetivou descrever e analisar como o futebol temsido pensado e operacionalizado em escolinhas esportivas. Utilizou-se paracoleta: entrevistas semiestruturadas para professores, observação estruturadados treinos e questionário aberto para dirigentes em 05 escolas de futebolde Cuiabá MT. Constatamos que a operacionalização do futebol nestesâmbitos faz-se voltada prioritariamente ao ensinamento dos “fundamentostécnicos”. Por tal, vê--se necessária a aproximação dos agentes da culturaesportiva de planejamentos coesos e pensamento multidisciplinar para queo ensino futebolístico aconteça com qualidade e seja propagado a partir dalógica imprevisível, complexa e sistêmica, tornando-se ferramenta pedagógicaagregadora de conceitos e valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

Oliveira, E. A. de, & Grunennvaldt, J. T. (2015). A OPERACIONALIZAÇÃO DO ESPORTE EM ESCOLAS DE INICIAÇÃO: O FUTEBOL QUE SE PROPÕE. Kinesis, 33(2). https://doi.org/10.5902/2316546420721

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)