SINGULARIDADES EDUCATIVAS DO FUTEBOL DO RECREIO

Autores

  • Claúdia Pereira das Neves Universidade Federal de Pleotas
  • Valdelaine da Rosa Mendes Universidade Federal de Pelotas
  • Márcio Bonorino Figueiredo Universidade Federal de Pelotas
  • Luiz Carlos Rigo ESEF/UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648065

Resumo

Esta pesquisa tem como justificativa a relevância cultural alcançada pelo futebol moderno e a sua presença no espaço escolar. O objetivo central consiste em fazer uma descrição e uma análise cuidadosa sobre a presença do futebol no recreio escolar. O estudo foi realizado a partir de uma perspectiva da etnografia contemporânea. Através de vinte observações sistemáticas do recreio de uma escola particular da cidade de Pelotas – RS – Brasil e de dezessete entrevistas com crianças da quarta e da quinta séries dessa mesma escola. O estudo apontou que o futebol do recreio, constitui-se em uma importante alteridade pedagógica as disciplinas curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claúdia Pereira das Neves, Universidade Federal de Pleotas

Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Professora da Rede Pública.Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação Física.

Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase nas áreas de Gestão e Política Educacional, Trabalho Docente e Educação Física Escolar. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação Física.

Márcio Bonorino Figueiredo, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação e Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998). É professor Associado III na Universidade Federal de Pelotas. Experiências em Educação, Educação Infantil, infâncias, crianças, pesquisas, formação de educadores, educação física, memória e corporeidade.Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação FísicaMembro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação Física

Luiz Carlos Rigo, ESEF/UFPel

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (2011 -2012). Foi tutor do PET/ESEF no período de 2006 a 2011. Foi Coordenador adjunto do mestrado em Educação Física da ESEF/UFPel no período 2007 - 2009 e 2009 - 2011. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Possui interesse em temas como: Estudos Sociohistórico do Futebol, Sociologia da Saúde, Epistemologia e Memórias das Práticas Corporais.Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação Física.

Downloads

Publicado

06-09-2014

Como Citar

das Neves, C. P., Mendes, V. da R., Figueiredo, M. B., & Rigo, L. C. (2014). SINGULARIDADES EDUCATIVAS DO FUTEBOL DO RECREIO. Kinesis, 31(2). https://doi.org/10.5902/231654648065

Edição

Seção

Artigos originais