Formação continuada com professores de educação infantil de escolas municipais de ensino fundamental de Santa Maria: o brincar e as experiências corporais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546465683

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Infantil, Brincar, Experiências Corporais

Resumo

Este texto resulta da análise do processo de formação continuada de professoras de Educação Infantil (EI) de Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Santa Maria – RS, em projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria cujo foco foi o brincar e as experiências corporais na infância. Trabalhou-se em ambiente virtual, com uso de narrativas produzidas pelas professoras participantes, articulando-se memórias de suas experiências na infância às suas práticas pedagógicas com a EI e concepções de infância que orientam sua docência. As videoconferências, rodas de conversa e produção escrita, pautaram-se por uma relação dialógica, culminando com um seminário virtual no qual foram compartilhadas experiências pedagógicas e produções resultantes da formação. Constatou-se uma repercussão sobre o processo formativo de licenciandos, mestrandos e docentes que atuaram na organização e realização do projeto, para além das professoras participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Beatriz Eich, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Educação Física, licenciatura, CEFD/UFSM.

Juliana Picolotto, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Educação Física, licenciatura, CEFD/UFSM.

Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do departamento de desportos individuais, CEFD/UFSM.

Referências

BARBOSA, R.F.M.; MARTINS, R.L.R.; MELLO, A.S. Brincadeiras lúdico-agressivas: Tensões e possibilidades no cotidiano na educação infantil. Movimento 2017;23(1):159-170.

BOLIVAR, A. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002,

CÔCO, V. A dimensão formadora das práticas de escrita de professores. Curitiba, PR: CRV, 2014.

CAPARRÓZ, F. E. Memória Profissional I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo). Núcleo de Educação Aberta e à Distância - Universidade Federal do Espírito Santo.

CONSTANTINO, N. S. de. Teoria da História e reabilitação da oralidade: convergências de um processo. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 11-27.

COSTA, A.R.; KUNZ, E. O “brincar e se-movimentar” como base teórico-filosófica para a compreensão do ser criança. In: HERMIDA, J.F.; BARRETO, S.J. (Orgs.) Educação Infantil: temas em debate. João Pessoa, PB: Editora Universitária da UFPB, 2013

DALTRO, M.R.; FARIA, A.A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1,p. 223-237, Janeiro a Abril de 2019.

DORNELLES, L. V. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In: CRAIDY, C.M.; KAERCHER, G.E.P.S. (Orgs.) Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.

MALAGUZZI, L. La educacion infantil em Reggio Emilia. Barcelona: Octaedro/Rosa Sensar, 2001.

MELLO et al. A Educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência. V.28, n.48, p.130-149, 2016.

SAYÃO, D.T. Educação Física na educação infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência. Florianópolis, n. 13, p. 221-238, 1999.

SIMIANO, L. P; SIMÃO, M. B. Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil: entre desafios e possibilidades dos campos de experiência educativa. Rev. Cient. n. 41, p. 77-90, 2016.

SOUZA, E. C. de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. In: Revista Educação em Questão. v. 25, n. 11, 2006, jan./abr., p. 22-39, Natal, RN: EDUFRN. Disponível em: <http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v25n11.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2021.

Downloads

Publicado

27-12-2021

Como Citar

Eich, A. B., Picolotto, J., & Camargo, M. C. da S. (2021). Formação continuada com professores de educação infantil de escolas municipais de ensino fundamental de Santa Maria: o brincar e as experiências corporais. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546465683

Edição

Seção

Relato de experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)