JOGOS TRADICIONAIS NO CONTEXTO EDUCATIVO

Autores

  • Míriam Stock Palma Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruna Góis Soares de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Borowski Turcati Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maicon Felipe Pereira Pontes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546420726

Palavras-chave:

Escola, Educação física, Cultura lúdica infantil, Jogos tradicionais.

Resumo

O objetivo deste estudo é o de refletir sobre a importância doresgate dos jogos tradicionais nas aulas de educação física escolar. Para levara cabo este estudo de revisão, foram analisadas obras de autores clássicos naárea do jogo e educação, além de artigos e teses referentes ao tema. Assim,serão discutidos os elementos da cultura lúdica infantil, as relações entre jogo eeducação, os aspectos sociais e culturais que têm privado crianças da vivênciados jogos e, por fim, a indicação da instituição escolar como o espaço privilegiadopara o resgate dos jogos tradicionais nos diferentes contextos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Stock Palma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Estudos da Criança pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho

Bruna Góis Soares de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo/RS

Vanessa Borowski Turcati, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maicon Felipe Pereira Pontes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

Palma, M. S., Almeida, B. G. S. de, Turcati, V. B., & Pontes, M. F. P. (2015). JOGOS TRADICIONAIS NO CONTEXTO EDUCATIVO. Kinesis, 33(2). https://doi.org/10.5902/2316546420726

Edição

Seção

Ensaios