ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ DE PORTO ALEGRE (RS): A BUSCA PELA SUA SEDE DEFINITIVA (1913-1940)

Autores

  • Carolina Fernandes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ronaldo Dreissig de Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654649219

Resumo

O Esporte Clube São José foi fundado em 1913, pela iniciativa de estudantes do Colégio São José de Porto Alegre visando à prática do futebol. O clube migrou por diversos locais em Porto Alegre até adquirir em 1939 o terreno de sua atual sede. O objetivo da pesquisa é reconstruir as memórias do Esporte Clube São José, especificamente no que diz respeito a sua mobilidade espacial, desde sua fundação em 1913 até 1940, quando inaugurou o estádio próprio. As fontes analisadas foram o livro comemorativo do clube, reportagens de jornais e revistas. Percebeu-se que as trocas constantes de sede do clube estão relacionadas com o processo de urbanização de Porto Alegre. A expansão da cidade influenciou na troca de sedes e na própria organização do clube, já que ficaram cada vez mais disputados espaços com grande área, como campos de futebol, pela construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH/ESEF/UFRGS. Mestra no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano com bolsa CAPES. Especialista em Cinesiologia pela ESEF/ UFRGS. Graduada em Educação Física com licenciatura plena pela Universidade da Região da Campanha (2002). Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Membro integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte- NEHME- ESEF/UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, remo, história cultural, identidades culturais. Participante do 19th International Seminar on Olympic Studies for Postgraduate Students of the International Olympic Academy, ocorrido em Olímpia - Grécia, em 2012.

Ronaldo Dreissig de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) do Centro de Estudos Olímpicos da UFRGS. Especialista em Jornalismo Esportivo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Tutora do Programa de Educação Tutorial da Educação Física da UFRGS. Realiza pesquisas em História do Esporte e da Educação Física e Estudos Olímpicos.

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


Downloads

Publicado

06-09-2014

Como Citar

da Silva, C. F., de Moraes, R. D., & Mazo, J. Z. (2014). ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ DE PORTO ALEGRE (RS): A BUSCA PELA SUA SEDE DEFINITIVA (1913-1940). Kinesis, 31(2). https://doi.org/10.5902/231654649219

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>