JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO

Autores

  • Jorge Olímpio Bento

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648545

Resumo

A educação existe porque existe o homem em (e na) sociedade. Dai resulta que ela (tal como a sociedade) existe para o homem - acepção simples, mas de maxima relevância e de dificil concretização.

As

* fuurações e tarefas dos

* diferentes conteúdos e formas da educação do homem prendem-se com a

* diversidade histórica do papel do homem na sociedade, das necessidades que desta brotam e o envolvem em todas as dimen­sões da sua existência - inclusive as aparentemente mais apo£ tadas na neutralidade face ao social, isto é, a esfera dita na tural da vida.

A mutabilidade surge como uma das caracteristicas da relação que liga aqueles tres elementos essenciais da educação. Relação dialéc­tica na qual a predominância é pertença do homem, do seu papel e das suas necessidades. Alterações deste elemento implicam mudanças nos outros dois.

A educação e pois perpassada por um detemmimisnnno antropocentri- co. Emana do homem (em sociedade) e destina-se ao homem - um homem histórica e socialmente mutável e concreto.

Naturalmente que a Educação Fisica e o Desporto - como meio, par­celas, factores, formas, componentes, como subsistemas ousubprocessos sos ou sistema da educação - adquirem significado e justificação a luz

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2013

Como Citar

Bento, J. O. (2013). JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO. Kinesis, 3(2). https://doi.org/10.5902/231654648545

Edição

Seção

Ensaios