A temática da saúde na Educação Física do Ensino Médio: um estudo com os professores das escolas públicas estaduais de Sombrio/SC

Autores

  • Bruna Abatti Teixeira Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Bruno Dandolini Colombo Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546438209

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Saúde, Trato pedagógico

Resumo

A pesquisa de campo teve como principal objetivo analisar como se dá o trato pedagógico da temática saúde nas aulas de Educação Física do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Sombrio/SC. Sendo realizadas entrevistas com todos os professores de Educação Física do Ensino Médio. Os resultados mostraram que, quando a saúde é abordada nas aulas de Educação Física, seu trato pedagógico se dá por um viés biológico subsidiado por propostas pedagógicas não críticas. De acordo com a proposta metodológica crítico-superadora, a temática da saúde nas aulas de Educação Física deve ser tratada simultaneamente aos conteúdos da cultura corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Dandolini Colombo, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é professor nos cursos de Educação Física e Pedagogia da UNESC. É membro dos seguintes grupos de estudos e pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e Intervenção (GEPEFE UNESC) e Núcleo de Estudos sobre as Transformação no Mundo do Trabalho (TMT UFSC). 

Referências

BASTOS, Robson dos Santos; JUNIOR, Osvaldo Galdino dos Santos; FERREIRA, Marcelo Pereira de Almeida. Reforma do Ensino Médio e a Educação Física: um abismo para o futuro. Revista Motrivivência. Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 38-51, setembro de 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p38 Acesso em: 16 de setembro de 2018.

BISCONSINI, Camila Rinaldi; RINALDI, Wilson; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Viabilidade do trabalho com a temática saúde em aulas de Educação Física. Caderno de Educação Física. Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 11-20, 1. Setembro de 2011

BRACHT. Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, 1999.

BRASÍLIA, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. 240 páginas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf Acesso em: 30 de abril de 2018.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. 4ª reimp. da 2. Ed. Perdizes, SP: Cortez editora, 2016.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

METZNER, Andreia Cristina, et al. Contribuição da Educação Física para o ensino médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais. Revista Motrivivência. Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 106-123, setembro de 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/2543/showToc Acesso em: 30 de abril de 2018.

MOLINA NETO, Vicente, et al. A Educação Física no Ensino Médio ou para entender a Era do Gelo. Revista Motrivivência. Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 87-105, setembro de 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/2543/showToc Acesso em: 30 de abril de 2018.

SOARES, Carmen Lúcia, Educação física: raízes europeias e Brasil. 4. Ed. Campinas, São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Teixeira, B. A., & Colombo, B. D. (2020). A temática da saúde na Educação Física do Ensino Médio: um estudo com os professores das escolas públicas estaduais de Sombrio/SC. Kinesis, 38. https://doi.org/10.5902/2316546438209

Edição

Seção

Artigos originais