Bullying como violência sistemática que conduz à estigmatização nas escolas de futebol

Autores

  • Guilherme de Oliveira Gonçalves Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Alvorada, RS https://orcid.org/0000-0003-4337-4275
  • Everton Luís Deiques Federação Internacional de Educação Física, Porto Alegre, RS
  • André Luis Xavier Peres Universidade La Salle, Canoas, RS
  • Carlos Alberto Rosário Izidoro Júnior Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546430606

Palavras-chave:

Esporte, Ensino, Inclusão educacional

Resumo

Milhares de crianças trilham o caminho da prática esportiva do futebol no Brasil. O bullying é um fenômeno presente no ambiente familiar, escolar e esportivo, inclusive em escolas esportivas de futebol, e que gera muitas consequências nocivas. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, com base em periódicos digitais. Os principais alvos de bullying nas escolinhas de futebol são os alunos com dificuldades motoras, obesidade, ou com alguma deficiência e as meninas. Conclui-se que o futebol, o professor, pais e outras pessoas participantes do processo formativo devem estar atentos para evitar a ocorrência do fenômeno bullying, buscando através da educação e do esporte contribuir com o desenvolvimento de valores, como respeito, confiança, autoestima, cooperação, valorizando o trabalho em grupo, a prática saudável e a amizade.

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Biografia do Autor

Guilherme de Oliveira Gonçalves, Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Alvorada, RS

Professor do Centro Universitário Fadergs (Laureate International Universities) e da Rede Estadual de Ensino. Graduado Educação Física Licenciatura (2007) e Bacharelado (2014) pela Universidade Luterana do Brasil. Pós Graduado em Ciências da Saúde e do Esporte pela Pontifícia Universidade Católica (2009). Pós Graduado em educação Física Escolar e Recreação pela Faculdade FAVENI. 

Everton Luís Deiques, Federação Internacional de Educação Física, Porto Alegre, RS

Bacharelado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Licenciado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Pós Graduado em Cinésiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Pós Graduado em À Ciência Aplicada ao Futsal e Futebol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Mestre em Reabilitação e Inclusão no Instituto Porto Alegre (IPA) em 2015. 

André Luis Xavier Peres, Universidade La Salle, Canoas, RS

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é aluno mestrando de Saúde e Desenvolvimento Humano pela Centro Universitário La Salle - Canoas.

Carlos Alberto Rosário Izidoro Júnior, Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2008), Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, especialização em Psicopedagogia pela UGF e especialização em Mídias na Educação pela UFRGS. Atualmente atuo como docente Centro Universitário FADERGS e Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.

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Publicado

27-06-2019

Como Citar

Gonçalves, G. de O., Deiques, E. L., Peres, A. L. X., & Izidoro Júnior, C. A. R. (2019). Bullying como violência sistemática que conduz à estigmatização nas escolas de futebol. Kinesis, 37. https://doi.org/10.5902/2316546430606

Edição

Seção

Artigos originais