A co-educação no ensino do futebol nas aulas de educação física a partir da perspectiva dos alunos

Autores

  • Roberto Zanelato Borges Universidade Do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546425206

Palavras-chave:

Coeducação, Futebol, Educação Física, Alunos.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as relações coeducativas, principalmente as de gênero, no ensino do futebol, nas aulas de Educação Física, a partir da perspectiva dos próprios alunos. A pesquisa foi de campo, realizada com alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino, localizada na cidade de Forquilhinha/SC, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário. Concluímos, por meio das análises das respostas dos alunos, que tanto os meninos como as meninas consideram importante a coeducação no ensino do futebol nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, ANA LÚCIA. Futebol coeducativo na concepção crítico emancipatória: possibilidades pedagógicas. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 3: futebol. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

DAS NEVES, ANNABEL. PIRES, GIOVANI DE LORENZI. O trato com o conhecimento esporte na formação em educação física: possibilidades para sua transformação didático-metodológica. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 2. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

FIAMONCINI, LUCIANA. SARAIVA, MARIA DO CARMO. Dança na Escola: a criação e a co-educação em pauta. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 1. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

KUNZ, ELENOR. Transformação didático pedagógica do esporte. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.

KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 1. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 2. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 3: futebol. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

SARAIVA, MARIA DO CARMO. Co-educação física e esportes: quando a diferença é mito. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

Zanelato Borges, R. (2018). A co-educação no ensino do futebol nas aulas de educação física a partir da perspectiva dos alunos. Kinesis, 36(2). https://doi.org/10.5902/2316546425206

Edição

Seção

Artigos originais