JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA

Autores

  • Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz Instituto de Educação Superior da Paraíba
  • Pierre Normando Gomes-da-silva Universidade Federal da Paraíba
  • Eliane Gomes-da-Silva Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546420725

Palavras-chave:

Jogo, Semiótica, Infância, Escola.

Resumo

Pela Pedagogia da Corporeidade o jogo é compreendidocomo situação de movimento privilegiada para percepção de si e do mundo,compreendido como espaço comunicativo, produtor de signos. Esta pesquisaobjetivou analisar a produção sígnica nos jogos livres, realizados por 15 criançasno intervalo da educação infantil, em João Pessoa – Paraíba. As observaçõesocorreram três vezes por semana, totalizando 240 minutos, com quase 30 cenasde jogos registradas, a partir de um protocolo. Pela análise da semiótica peircianadestacou-se a riqueza cognitiva, motora e social das situações de movimentocriadas pelas crianças, umas com as outras em relação ao ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Instituto de Educação Superior da Paraíba

Professor de Educação Física Efetivo da Rede Pública de Ensino de João Pessoa. Professor no Curso de Bacharelado em Educação Física no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Estuda e investiga o jogo tradicional e esportivo na perspectiva da Pedagogia da Corporeidade e Praxiologia Motriz . Atua na Educação Física escolar e não escolar, nos processos de Ensino-Aprendizagem, Cinema e Educação Física, Pedagogia do movimento, Recreação e Lazer, tomando as situações de movimento nos jogos como o epicentro da aprendizagem.

Pierre Normando Gomes-da-silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Prof. Associado da UFPB, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, na linha de pesquisa Pedagogia da Corporeidade (Prática Pedagógica e Formação Profissional- PPGEF; Ensino Aprendizagem- Prog PósGrad Educ), com projetos relacionados ao Jogo e aprendizagem; Educação e Saúde Integrativas. Dentre os muitos artigos, capítulos e livros destaca: O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade (2011).

Eliane Gomes-da-Silva, Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa

É licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Teoria e Prática Pedagógica, e doutorada em Educação na Universidade de São Paulo, na área de Didática, Teorias do Ensino e Práticas Escolares. Tem experiência na área de Educação Física escolar e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: didática; metodologia de ensino; prática pedagógica e estágio supervisionado em Educação Física escolar; linguagem, comunicação, expressão corporal e atividades rítmicas. Atua nos cursos de Educação Física e Pedagogia nas Faculdades Orígenes Lessa, nas disciplinas "Didática da Educação Física", "Educação Física para Crianças", "Metodologia da Educação Infantil", "Fundamentos, Conteúdos e Metodologia da Educação Física", "Música e Movimento".

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

Cruz, R. W. de S., Gomes-da-silva, P. N., & Gomes-da-Silva, E. (2015). JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA. Kinesis, 33(2). https://doi.org/10.5902/2316546420725

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)