O Conteúdo “Atividades Aquáticas” na Educação Física Escolar: Limites e Perspectivas

Autores

  • Paulo Carlan UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Daniel Bardini Dürks Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546435788

Palavras-chave:

Atividades aquáticas, Docência, Educação Física escolar

Resumo

O estudo objetiva investigar se os docentes de Educação Física escolar mobilizam os conteúdos de atividades aquáticas em suas aulas, e analisar os fatores que influenciam a compreensão da temática. Para dar conta do problema de investigação, delimitou-se o período em que foi ministrada a disciplina “Atividades Aquáticas” entre 2013 a 2016, utilizando, para fins de análise, os dados coletados em entrevistas estruturadas realizadas pelos acadêmicos com docentes de Educação Física da rede pública de ensino. Das análises, resultou um conjunto de explicações decorrentes da estrutura física, competência técnica, medo da água e reducionismo do conteúdo com os nados esportivos.

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Biografia do Autor

Paulo Carlan, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Daniel Bardini Dürks, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências - UNIJUÍ. Professor de Educação Física escolar do município de Bozano. Professor vinculado a Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

13-12-2018

Como Citar

Carlan, P., & Dürks, D. B. (2018). O Conteúdo “Atividades Aquáticas” na Educação Física Escolar: Limites e Perspectivas. Kinesis, 36(3). https://doi.org/10.5902/2316546435788

Edição

Seção

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