As Crianças e o Futebol em Catingueira - PB: Valores comunitários ensinados a partir do estádio vovozão

Autores

  • Antonio Luiz da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546431403

Palavras-chave:

Aprendizagem, Crianças, Futebol, Regras Sociais

Resumo

O futebol, como elemento importante da cultura brasileira, tem adesão em todas as gerações, gêneros, posições políticas e classes sociais. Por sua relevância alguns pensadores vêm tomando-o para leituras de várias facetas da nação. Neste artigo, partindo da perspectiva etnográfica, em diálogo interdisciplinar, destacando-o como ferramenta cultural para a formação infantil, refletiremos sobre alguns elementos que as crianças retiram dele para o aprendizado de valores, atitudes e regras importantes para sua comunidade. Concluiremos que à beira do gramado as crianças podem se apropriar de normativas sociais, às vezes reformulando-as, favorecendo assim sua convivência comunitária.

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Biografia do Autor

Antonio Luiz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em Pscologia (UFRN), Mestrado em Antropologia (UFPB); Formação de psicólogo (UEPB) e Licenciatura plena em Psicologia (UEPB)

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Publicado

13-12-2018

Como Citar

Silva, A. L. da. (2018). As Crianças e o Futebol em Catingueira - PB: Valores comunitários ensinados a partir do estádio vovozão. Kinesis, 36(3). https://doi.org/10.5902/2316546431403

Edição

Seção

Artigos originais