Funk na Escola: Corpo, Cultura e Movimento Juvenil em Pauta

Autores

  • Monique Bianchetti UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES
  • Silvane Fensterseifer Isse Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546431320

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Funk, Cultura Corporal

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a experiência realizada no estágio com o Ensino Médio, em uma escola pública estadual, durante o curso de Educação Física, Licenciatura. A proposta metodológica foi sustentada na perspectiva crítico-emancipatória. Um dos temas da cultura corporal trabalhado foi o funk. Nas quatro aulas ministradas, analisamos imagens, músicas e vídeos referentes ao funk. A experiência evidenciou que o debate sobre o funk na escola é relevante para os estudantes, pois, ao problematizarem letras, imagens e gestualidades, ampliaram a compreensão relativa a aspectos históricos, culturais e sociais que o constituem como manifestação da cultura popular.

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Biografia do Autor

Monique Bianchetti, UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Licenciada em Educação Física; Bacharelanda em Educação Física.

Silvane Fensterseifer Isse, Centro Universitário UNIVATES

Licenciada em Educação Física - UNISC; Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS; Doutoranda em Ciências do Movimento Humano - UFRGS; Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário UNIVATES.

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Publicado

13-12-2018

Como Citar

Bianchetti, M., & Fensterseifer Isse, S. (2018). Funk na Escola: Corpo, Cultura e Movimento Juvenil em Pauta. Kinesis, 36(3). https://doi.org/10.5902/2316546431320

Edição

Seção

Artigos originais