Equilibrar – um tema fundamental para o ensino na educação física

Autores

  • Celi Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia
  • Reiner Hildebrandt- Stramann Universidade Tecnológica de Braunschweig Alemanha
  • Heicke B Beckmann Universidade Tecnologica de Braunschweig
  • Murilo Moraes Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546425167

Palavras-chave:

Ensino de educação física, Equilibrar, Didática da educação física

Resumo

O texto trata da análise de aulas de Educação Física ministradas em instituições públicas da educação básica na Alemanha e no Brasil considerando a função social da escola, a compreensão sobre Educação, aula e o movimentar-se, que compõe a cultura corporal. Os resultados nos permitem concluir que as necessidades vitais para o processo de humanização, o conhecer a si mesmo e suas capacidades de ação,  independem da região do planeta Terra em que vivemos, porque somente nos tornamos seres humanos com a apropriação da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

Professora Dra. Titular FACED UFBA

Referências

FREITAS; Luiz Carlos. (1995) Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas. SP. Papirus.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. (2004). Quais os rumos da educação física? In E. Kunz & R. Hildebrandt-Stramann (Org.). Intercâmbios científicos internacionais em educação física e esportes. Ijui: Unijui. P. 71-84.

HILDEBRANDT-STRAMANN (2013a). Configuração pedagógica de movimento esportivo no ensino de aulas de educação física. In R. Hildebrandt-Stramann. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Ijui: UniJui. P. 50-68.

HILDEBRANDT;STRAMANN, R. (2013). Visão pedagógica do movimento. In R. Hildebrandt-Stramann. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Ijui: UniJui. P. 105-116.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. & TAFFAREL ZULKE, C. (2016). Saber treinar a si mesmo. Porque e como devemos ensinar treinamento nas aulas de Educação Física? Kinesis v. 34, n. 1, P. 36-61.

GRUPO DE TRABALHO PEDAGOGICO UFSM-UFPE. Visão Didática da Educação Física: Análise crítica e exemplos práticos de aulas. Rio de Janeiro. Ao Livro Técnico, 1991.

LEONTIEV; A. N. (1977). O homem e a Cultura, IN: ADAM; Y. et alli. Desporto e desenvolvimento humano. Portugal. Seara Nova.

TAMBOER, J. (1979). Sich Bewegen - ein Dialog zwischen Mensch und Welt. sportpädagogik 3, n. 2, p. 14-19.

TREBELS, A. H. (2010). A concepção dialógica do movimento humano: uma teoria do “se movimentar”. In E. Kunz & A. H. Trebels (Org.). IJUI: UNIJUI. P. 23-48.

PIAGET, J. (1978). O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar.

SAVIANI; D. (2013) Pedagogia Histórico-critica. 11 ED. Campinas/SP Autores Associados.

SANTIN, S. (1990). Educação Física - outros caminhos. Porto Alegre: EST.

VYGOSTKY, L. S. (1997) Obras escogidas. Tomo I. Madrid: Visor.

Downloads

Publicado

11-04-2017

Como Citar

Taffarel, C. Z., Stramann, R. H.-., Beckmann, H. B., & Oliveira, M. M. (2017). Equilibrar – um tema fundamental para o ensino na educação física. Kinesis, 35(1). https://doi.org/10.5902/2316546425167

Edição

Seção

Artigos originais