A dança nas aulas de educação física escolar na cidade de Fortaleza-CE

Autores

  • Dandara Matos Mesquita Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
  • Vitor Viana da Costa Universidade Estadual do Ceará
  • André Accioly Nogueira Machado Universidade Estadual do Ceará
  • Sarah de Souza Escudeiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546423146

Palavras-chave:

Educação Física, Dança, Escola

Resumo

Este trabalho analisou a dança como disciplina na Educação Física escolar em 19 escolas e se os profissionais estão devidamente capacitados para ministrá-la, utilizando-se de um questionário estruturado pelos pesquisadores. Observou-se que das escolas visitadas, 89% possuem a dança incluída na Educação Física. A maioria dos professores (68,4%) ministram as aulas baseados em conhecimentos adquiridos na graduação, e 47% destes procura qualificação com cursos na área. Conclui-se que através da dança podem ser alcançadas mudanças consideráveis no comportamento dos alunos que a praticam, evidenciando a necessidade de refletir sobre a importância da dança escolar.

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Biografia do Autor

Vitor Viana da Costa, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Gestão Escolar

André Accioly Nogueira Machado, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Fisiologia

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Publicado

21-07-2017

Como Citar

Mesquita, D. M., Costa, V. V. da, Machado, A. A. N., & Escudeiro, S. de S. (2017). A dança nas aulas de educação física escolar na cidade de Fortaleza-CE. Kinesis, 35(2). https://doi.org/10.5902/2316546423146

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