AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES

Autores

  • Leandro Oliveira Rocha ESEF/UFRGS
  • Vicente Molina Neto UFRGS
  • Fabiano Bossole UFRGS
  • Elisandro Schultz Wittizorecki UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546417526

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Formação de Professores, Formação em Educação Física, Prática pedagógica.

Resumo

Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação deprofessores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPESaté setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem paraentender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e aprática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências daperspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas deformação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre ocotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria umasérie de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favorda etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potenteanálise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionama análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas epermitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.

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Como Citar

Rocha, L. O., Neto, V. M., Bossole, F., & Wittizorecki, E. S. (2013). AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES. Kinesis, 31(1). https://doi.org/10.5902/2316546417526

Edição

Seção

Artigos originais