A COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM PORTADORES DE DEFICÊNCIA

Luciana Erina Palma

Resumo


Teve-se como objetivo analisar o processo comunicativo entre professor-aluno- aluno-professor em aulas de Educação Física no Projeto de Extensão “Atividades Lúdicas e Esportes Adaptados”, mini-projetos Escolinha de Futebol, Escolinha de Dança e Recreação e Lazer do NAEEFA/CEFD/UFSM/RS. A amostra foi composta por portadores de deficiência (PD), professores de Educação Física e acadêmicos do curso de Educação Física da UFSM/RS. Utilizou-se como metodologia: Io) foram observadas aulas dos três mini-projetos; 2o) entrevistou-se professores e acadêmicos de Educação Física que neles atuavam; 3o) Comparou-se as aulas observadas com as entrevistas. Concluiu-se: a) professores e acadêmicos se utilizavam em suas aulas da comunicação verbal, corporal e gestual. sendo a corporal e a gestual como complemento na demonstração das atividades; b) os alunos PD se utilizavam da verbal, corporal e gestual para realizarem as tarefas e interagirem no grupo; c) professores e acadêmicos atribuíram relevância à comunicação em suas aulas somente como auxiliar para a transmissão do conteúdo; d) professores e acadêmicos consideraram o professor de Educação Física um comunicador, entretanto demonstraram dúvidas de serem eles mesmos comunicadores; e) as formas de comunicação utilizadas em aulas para ditos normais como para ditos deficientes são as mesmas, diferindo a metodologia e os objetivos. Elaborou-se sugestões de trabalho integrado entre as formas de comunicação humana e a Educação Física para PD.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2316546410149

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Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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