Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Kinesis (ISSN 2316-5464 online) é um periódico de publicação contínua do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria que tem por objetivo divulgar a produção inédita do conhecimento da Educação Física, nacional e internacional, no que tange aos aspectos pedagógicos, biológicos, comportamentais, socioculturais, históricos e políticos.

 

Políticas de Seção

Artigos originais

Consiste em manuscritos que resultam de pesquisas empíricas analisadas a partir de dados originais atinentes aos aspectos pedagógicos, biológicos, comportamentais, socioculturais, históricos e políticos da Educação Física e áreas afins. O artigo deverá conter os seguintes itens: introdução; bases teóricas, metodologia, análise, discussão e considerações finais/conclusão. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), figuras, gráficos, tabelas e referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Manuscrito original que realizam reflexões teóricas próprias, sobre temática bem delimitada relacionada ao campo da Educação Física. A autoria poderá defender uma tese sobre um tema de seu domínio respondendo uma questão, sustentada por uma consistente base empírica e bibliográfica. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), figuras, gráficos, tabelas e referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Manuscritos resultantes de resenhas visam apresentar aos leitores importantes obras da Educação Física, em qualquer idioma, que foram publicadas nos últimos 36 meses, considerando data do envio do texto. O manuscrito deve estabelecer a relevância da obra para a Educação Física e áreas afins, bem como, para o campo acadêmico específico na qual está inserido, realizando discussões críticas sobre a mesma. O foco das resenhas será de títulos de interesse acadêmico. O manuscrito deve conter no máximo 13.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos, palavras-chave (português, inglês e espanhol), referências e a referência completa da obra.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Manuscritos resultantes de entrevistas realizadas com pesquisadores da área da educação física e áreas afins de renome nacional e internacional. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol) e referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiências

Manuscrito original que resulte de experiências relacionadas ao Trabalho Pedagógico na Educação Física realizados em instituições escolar e não-escolar. O texto deverá apresentar o detalhamento sobre: o contexto da experiência; princípios pedagógicos e teóricos que orientam a proposta da instituição e da ação/atividades; principais ações/atividades realizadas e os resultados alcançados; análise crítica da experiência; considerações finais. O manuscrito deve conter no máximo 25.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), figuras, fotos, gráficos, tabelas e referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê CEFD 50 anos

Artigos científicos para todas as seções, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas relacionadas com a memória e as práticas sociais do CEFD/UFSM.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos encaminhados à revista Kinesis serão avaliados por dois pareceristas reconhecidos por seu notório saber acerca dos temas relacionados ao escopo do periódico e da temática específica. Para esta tarefa, será utilizado o sistema duplo cego e, com base nos pareceres obtidos, a Comissão Editorial emitirá um dos seguintes conceitos: aprovado para publicação; aprovado com correções; rejeitado para publicação. Quanto aos trabalhos não aceitos o autor será comunicado da decisão. Poderão ser publicados artigos escritos por especialistas de outras áreas de conhecimento, desde que os mesmos sejam de interesse da revista. Os editores não assumem a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita. Os editores se reservam o direito de: selecionar os artigos para publicação; ouvir parecer de especialista para averiguar a qualidade do trabalho; proceder à revisão gramatical dos textos e fazer correções desde que não alterem o conteúdo.

 

Periodicidade

Publicação contínua.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...