Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (a partir daqui designada como Revista Digital do LAV) é uma publicação digital quadrimestral do Laboratório de Artes Visuais, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Demanda Contínua e Resenha e destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área da Educação em Artes Visuais, Educação da Cultura Visual e demais temas relacionados a Educação e a Arte. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros.

Periodicidade: A periodicidade é quadrimestral, sendo o primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril. O segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto e o terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro.

Público alvo: A Revista tem como público alvo profissionais, estudantes e pesquisadores da área da educação e das artes. Em uma perspectiva de extensão universitária, alguns dos artigos, passados e futuros, também podem dirigir-se a profissionais que trabalhem no setor cultural.

Filiação/vinculação: A Revista Digital do LAV possui vínculo com o Programa de Pós Graduação em Educação, através da Linha de Pesquisa, Educação e Arte do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O Conselho Editorial da Revista está formado por profissionais de formação e atuação comprovadas nas áreas a que se dispõe a colaborar. A área temática de classificação, segundo tabela do CNPq é: Educação - 7.08.00.00-6 e Artes - 8.03.00.00 - 6.

Missão: A Revista Digital do LAV tem como missão a divulgação da produção científica na área da educação e respectivas conexões transdisciplinares com o campo alargado das artes, buscando incentivar o debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos. Desde seu início, a Revista Digital do LAV vem realizando essa missão por intermédio de uma política editorial consistente e centrada na qualidade dos textos oferecidos aos seus leitores.

Histórico: a data de criação da Revista Digital do LAV foi março de 2008 e a primeira publicação ocorreu em setembro de 2008. Em 2012 a Revista Digital do LAV estava indexada em Latindex. Em 2013 foi indexada em Redalyc, DOAJ, Diadorim, sumarios.or, RDJI, Google scholar, Iresie, Clase e Infobase Index.

Objetivos: A revista tem como objetivos publicar artigos relacionados ao campo da educação e das artes visuais e suas interfaces com a filosofia, sociologia, antropologia, letras, ciências sociais e humanas, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atuais. Os textos, em português, como idioma principal, e em espanhol ou em inglês, como idiomas secundário, são inéditos, a não ser quando são traduções de textos clássicos não disponíveis aos nossos leitores.

A apresentação de uma pluralidade de perspectivas teóricas é um dos pilares da política editorial da Revista Digital do LAV, como atesta a sua história de liderança na proposição de questões candentes na área da educação, vista a partir de vários prismas epistemológicos. A revista tem como objetivo servir de veículo não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras, tanto no que se refere à argumentação quanto à metodologia, e que se apresentam como alternativas aos modelos estabelecidos.

A revista não publicará artigos de um mesmo autor e/ou co-autor de forma consecutiva, devendo ter o mínimo de uma publicação como espaço entre essas publicações.

A Revista Digital do LAV aceitará trabalhos para publicação nas seguintes categorias: Demanda contínua - artigo científico de pesquisadores - entendido como o relato completo ou parcial de um trabalho experimental e baseado na premissa de que os resultados são obtidos posteriormente a um planejamento da pesquisa. Mínimo de 10 e máximo de 25 páginas. Resenhas - deverá conter todos os dados da obra (editora, ano de publicação, cidade e número de páginas). Mínimo de 3 e máximo de 5 páginas. Acompanhar imagem da capa da obra. Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. O Presidente da Comissão Editorial notificará os autores se os trabalhos foram ou não aprovados para publicação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo do parecer, sem a identificação do parecerista.

 

 

 

Políticas de Seção

Editorial da Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Chamada de publicação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Demanda contínua

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Repensar os Fundamentos da Educação das Artes na Contemporaneidade

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos são recebidos pelo Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial. Em seguida, os artigos que se encontram nas normas técnicas da Revista, serão encaminhados, sem identificação, a dois pareceristas externos. Em caso de discrepância nos pareceres, o artigo será encaminhado para um terceiro avaliador. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. O tempo médio de avaliação de um texto é de 30 dias.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Normas de formatação

  • Tamanho do papel: A4;
  • Corpo do texto: Verdana, tamanho 10;
  • Espaçamento: Entre linhas de 1,5;
  • Margens do texto: 2,5 cm (direita, esquerda, inferior, superior) SEM afastamento de parágrafo;
  • Os artigos submetidos deverão ter um mínimo de 10 e máximo de 25 páginas. As resenhas deverão conter todos os dados da obra (editora, ano de publicação, cidade e número de páginas). Deverão ter um mínimo de 3 e um máximo de 5 páginas, devendo vir acompanhado da imagem da capa da obra.
  • Notas de rodapé: Verdana, tamanho 8, inseridas na PÁGINA AONDE SÃO REFERENCIADAS. As notas de rodapé somente devem ser usadas para esclarecimento ou ampliar conceitos, as referências de autores devem ser incorporadas no corpo do texto. Ex.: (SILVA, 2005, p.31). A utilização de notas de rodapé não deve exceder a utilização de 200 palavras.
  • Imagens: Devem ser centralizadas, com legendas numeradas no modelo "Figura.01" em Verdana, negrito, tamanho 10, também centralizadas, abaixo de cada imagem. Não deve haver listas de imagens. As ilustrações devem ser de boa qualidade. OBS: No envio do trabalho por e-mail as imagens devem ser inseridas no texto EM BAIXA RESOLUÇÃO (jpg, 75 dpi). Tabelas e gráficos: Devem ser centralizados, com borda de 1 pt, com legendas numeradas no modelo "Tabela.01" ou "Gráfico.01 ", em Verdana, tamanho 10, também centralizadas, ACIMA de cada tabela/gráfico. Não deve haver listas de tabelas e/ou gráficos.
  • Referências: Devem apresentar a mesma formatação do corpo do texto, ao final, de acordo com as normas da ABNT. Devem constar nas referências, somente as obras citadas no corpo do texto;
  • Todo artigo deve apresentar título (centralizado em minúsculas) SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTOR (AUTORES). Serão publicados artigos nos idiomas: português, espanhol e inglês. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente.
  • Todo artigo deve apresentar Resumo em negrito, letras minúsculas e sem dois pontos e palavras chave, em minúsculas (de 3 a 5, separadas por vírgulas) seguido de um Abstract também em negrito, com a primeira letra em maiúscula, sem dois pontos, assim como os termos Palavras-chave Keywords (de 3 a 5) sem espaçamento extra entre linhas. O resumo deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Não deverá exceder as dez linhas, ou 150 palavras.
  • FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE ARTIGOS – Os artigos serão avaliados segundo critérios que podem ser acedidos pelos autores (Critérios de Avaliação).

IMPORTANTE: Caso as NORMAS não sejam cumpridas, os trabalhos NÃO SERÃO aceitos, reservando-se o corpo editorial o direito de decidir sobre casos omissos.

OBS: Cabe ao autor as devidas autorizações de uso de imagens/fotografias com direito autoral protegido, devendo estas ser encaminhadas, quando necessário, junto com o trabalho, para a avaliação. Também é do autor, a responsabilidade jurídica sobre uso indevido de imagens/fotografias. Deverão ser preenchidas as declarações “Declaração de Cedência de Direitos do Autor”e “Declaração de Originalidade”.

A Revista Digital do LAV não remunera direitos autorais, nem remete de volta as colaborações recebidas. Caso o número de trabalhos enviados para uma edição ultrapasse o número máximo de artigos para uma publicação, o restante será arquivado e publicado nas edições posteriores. A seleção será feita pelos editores. Conceitos e idéias contidos nos trabalhos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores. Os membros do Conselho Editorial também podem submeter artigos para publicação. Estes passarão pelos mesmos trâmites de avaliação. OBS: Os casos não previstos nesse regulamento serão decididos por uma comissão formada pelos editores da Revista Digital do LAV e não cabendo contestação, por parte dos autores. Casos que necessitem de avaliação e decisão jurídica serão encaminhados para tal, elegendo-se a cidade de Santa Maria - RS, como sede da publicação, para este fim. A Revista Digital do LAV considera que o Autor Responsável pelo envio do trabalho é autor de uma ou mais partes do artigo e que, perante a Revista Digital do LAV assume a responsabilidade pela concessão e nomeação exclusiva dos direitos de publicação do mesmo, como um todo e de cada uma das partes nele contidas. A Revista Digital do LAV em troca concede ao Autor Responsável pelo artigo o direito de reimpressão em qualquer livro do qual ele é Autor Responsável e/ou co-autor, apenas citando a referência de crédito formal da Revista Digital do LAV como fonte original. Para casos de discordância jurídica, fica nomeada a cidade de Santa Maria-RS como sede da publicação. Ao enviarem trabalhos para possível publicação, os autores aceitam os termos dispostos nesse regulamento e se comprometem a cumprir o mesmo.

 

 

Indexadores

Directory of Open Access JournalsLATINDEXredalyc.orgGoogleThumbnail
Início

 

Arquivos importantes

  • Declaração de originalidade - Download
  • Cedência de direitos de autor - Download

 

Normas para publicação na Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais Centro de Educação/UFSM

Clique aqui para visualizar o Dossiê Temático

 

Políticas/Histórico

A revista começou a ser publicada no ano de 2008 e publica aproximadamente 30 artigos por ano incluindo a partir de 2013 o dossiê temático. Em 2014 a revista passou a ser publicada quadrimestralmente e a aceitar contribuições na língua inglesa visando a melhoria da sua qualificação e ampliando o seu público leitor.

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (RDALV), editada  pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The Digital Journal of the Laboratory of Visual Arts (RDALV), edited by the Federal University of Santa Maria (UFSM), does not charge any fee for publishing articles. The editorial board values the policy of free access to information, thus, does not charge any fee for the submission, review, publication, distribution or download of articles.

 

 

Lista de Pareceristas

Lista de Pareceristas - 2016

https://goo.gl/9uVeOY