A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores
Resumo
A Iniciação Científica (IC) é um processo pelo qual, via universidade, desafia-se e disponibiliza-se um conjunto de opções à iniciação dos jovens no fazer pesquisa, produzir e socializar o conhecimento. Situado no contexto das nossas investigações, o presente texto foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica. Analisa-se criticamente a importância da IC para uma aproximação mais qualificada entre a Educação Básica, a graduação e a pós-graduação, uma vez que o leque de opções desse modo de formação foi ampliado significativamente nos últimos anos. O ingresso na IC contribui, em especial à fundamentação teórica e à familiarização com a metodologia da/para a pesquisa, complemen-tando a formação acadêmica dos jovens estudantes, com um processo em que o conhecimento, além de ser construído na relação ensino-pesquisa, passa a ser reavaliado e recriado, desafiando os jovens a constituírem-se pesquisadores. Por fim, detectamos uma instrumentalização cada vez mais evidente desse locus de formação e de pesquisa, por parte da Capes e CNPq, para melhorar os indicadores da pós-graduação.
Palavras-chave: iniciação científica; jovens; pesquisa.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5902/198464445012
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ISSN Eletrônico: 1984-6444
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444
Qualis/Capes: Educação A1
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A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
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