A Filosofia e sua didática

Paulo Ghiraldelli Júnior

Resumo


O texto parte de uma reflexão sobre a necessidade de se questionar a banalidade do mundo a partir das pressuposições filosóficas. Na comparação com o saber científico, Hegel, Marx e Richard Rorty são utilizados como exemplos do genuíno espírito filosófico, capaz de nos distanciar do mundo para melhor admirá-lo nos seus múltiplos aspectos. A fidelidade ao espírito filosófico conduz à necessidade de ensinar a filosofia. A didática da Filosofia não serve para retirar o rigor da tarefa filosófica. Grandes pensadores, como Descartes, souberam escrever para os eruditos e para o grande público. Embora haja características diferenciadas em cada tipo de publicação, não deixam nada a desejar tanto para o ensino, como para a didática, e muito menos para a própria Filosofia. Palavras-chave: Filosofia, ensino, didática.


Texto completo:

PDF


Equipe Editorial

Marcelo de Andrade Pereira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Antônio Nóvoa, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Carolina Silva Sousa, Universidade do Algarve, Faro, Portugal

Dolo Molina Galvañ, Universidad de Valencia, Valencia, Espanha, Espanha

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Donatila Isabel Ferrada Torres, Universidad de Valladolid, UVa, Espanha, Espanha

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
 
Luis Ernesto Behares, Universidad De La República, Montevidéu, Uruguai

Luciane Wilke Freitas Garbosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grrande do Sul, Brasil

Luiz Gilberto Kronbauer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Patrick K Schmidt, Florida International University, Estados Unidos, Estados Unidos da América do Norte

Saul Neves de Jesus, Universidade do Algarve, Coimbra, Portugal, Portugal

Soledad García, Universidad de Sevilla, Valencia, Espanha., Espanha

 

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.

Segundo trimestre, abr./jun., limite para publicar a edição 30 junho.

Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.

Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

   

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar