“Ampliou aquela visão que a gente tinha de música”: a educação musical na construção da docência de estagiárias da Pedagogia/UFSM

Kelly Werle

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464444076

O presente trabalho focaliza a música no processo de construção da docência de estagiárias do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Como referência para este texto tem-se uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao PPGE/UFSM e ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. O curso de Pedagogia constitui lócus de realização da pesquisa em função do diferencial formativo acerca da educação musical, pois oferta disciplinas obrigatórias de música em sua matriz curricular, além de formação complementar através de oficinas do Programa LEM: Tocar e Cantar. A metodologia definida para a investigação constituiu uma pesquisa participante, a qual foi realizada através de um grupo composto por quatro estagiárias. O texto, inicialmente, apresenta uma discussão sobre a Pedagogia como um curso de formação de professores, direcionando para a formação musical e pedagógico-musical dos pedagogos. Posteriormente, discorre sobre os resultados e análises da referida pesquisa, colocando em pauta duas categorias centrais: “Eu não consigo viver sem música”, a qual trata sobre a música na vida e na formação acadêmico-profissional das estagiárias e “Eu quero poder fazer outras coisas com a música”, discorre sobre a música no estágio supervisionado.

Palavras-chave: Pedagogia, Educação Musical, Estágio Supervisionado.

 


Palavras-chave


Pedagogy; Musical Education; Supervising Training.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198464444076

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – Demanda contínua

 

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

   

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar