Pedagogia da Escola Nova e usos do impresso: itinerário de uma investigação

Marta Maria Chagas de Carvalho

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a disseminação do chamado "escolanovismo" no Brasil. É examinado o modo pelo qual o impresso funcionou como dispositivo de configuração do campo da pedagogia e de conformação das práticas escolares. Recusando-se automatizar o ideário escolanovista das práticas em que se inscreveu e dos dispositivos que o fizeram circular, a investigação situou-se no domínio de uma história material da circulação do impresso e de suas apropriações.

Palavras-chave: Escola Nova. Impresso. Pedagogia.


Palavras-chave


“New School”; Printing; Pedagogy.

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.

Segundo trimestre, abr./jun., limite para publicar a edição 30 junho.

Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.

Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

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