A Reforma Pombalina dos estudos secundários e seu impacto no processo de profissionalização do professor

Ana Waleska Pollo Campos Mendonça

Resumo


O trabalho analisa o impacto da Reforma Pombalina no processo de profissionalização do professor. A ação reformadora de Pombal no campo da instrução pública contribui para a emergência de um sistema de ensino estatal e cria, simultaneamente, as condições necessárias para esta profissionalização. Os professores régios de gramática latina, grego, retórica e filosofia, e os mestres de ler, escrever e contar constituem os dois primeiros grupos de professores selecionados, nomeados, pagos e controlados pelo Estado. Desta perspectiva, o que os constitui em corpo profissional não é uma concepção corporativa do ofício, mas o controle do Estado. O trabalho se situa no âmbito de uma abordagem sócio-histórica da profissão docente (Nóvoa, 1987 e 1991) e se debruça particularmente sobre o primeiro grupo de professores. Duas questões problemáticas nortearam o trabalho desenvolvido: a fragmentação dos estudos e a formação do professor.

Palavras-chave: História da Profissão Docente. Reforma Pombalina. Estudos Secundários.


Palavras-chave


Teaching Profession Mistory; Pombalis Reform; Secondary Education.

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição 30 abril.

Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

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