O papel da biblioteca universitária na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior

Eliane Maria Stroparo, Laura Ceretta Moreira

Resumo


O artigo apresenta reflexões sobre a educação como um direito de todos, tendo como recorte específico o papel das bibliotecas universitárias na inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior. Como objetivo visa analisar e discutir a educação inclusiva no ensino superior procurando compreender os processos pelos quais se articula com as bibliotecas universitárias. A pesquisa se desenvolveu através de referencial teórico com enfoque descritivo. A coleta de dados foi efetuada por meio de observações em 10 bibliotecas, entrevistas semiestruturadas com os respectivos gestores de bibliotecas e com 17 alunos com deficiência matriculados na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Destaca a acessibilidade no Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR e a inclusão de alunos com deficiência, evidenciando-se a necessidade da implantação de política institucional inclusiva para erradicação de barreiras e favorecimento no acesso e permanência com sucesso de alunos com deficiência no ensino superior.


Palavras-chave


Educação especial; Políticas inclusivas; Acessibilidade; Biblioteca universitária.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644417430

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.

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Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.

Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

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