A PEGADA HÍDRICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

George Scarpat Giacomin, Alfredo Akira Ohnuma Júnior

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613084979

Este trabalho tenta através da conscientização da utilização sustentável da água associada ao conhecimento de pegada hidrológica, transformar a forma de agir do ser humano. Há necessidade de se iniciar um processo de educação ambiental voltado para o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos, objetivando a redução do consumo e poluição da água, e consequentemente a redução da pegada hidrológica. Devemos promover uma educação ambiental focada na sustentabilidade para agricultores, empresários de todos os ramos e da população em geral. Também se deve fomentar a mobilização social e consolidar a idéia da cidadania participativa ou da cidadania ecológica. Esse fomento só será possível se o Estado e toda a sociedade civil se inserirem com empenho nestes projetos de educação ambientalmente sustentável, patrocinando e incentivando a criação dessa nova cultura e programas educacionais. Este contexto contribuiu para a definição do objetivo deste trabalho que é analisar a pegada hidrológica através da ótica da educação ambiental.

Palavras-chave


Educação ambiental

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613084979

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.