Arquitetura do espaço escolar, adequação da edificação aos parâmetros ambientais: estudo de caso Ctism - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Madalena Russi, Karla Marques da Rocha

Resumo


A constante busca por conforto térmico nas habitações tem como um impasse o crescente apelo pela redução do consumo da energia elétrica. O presente artigo trata das estratégias possíveis para o melhoramento do conforto ambiental térmico nos ambientes escolares. Para definir parâmetros de conforto térmico nas edificações escolares e evidenciar estratégias de condicionamento térmico, utilizamos os resultados do preenchimento das cartas bioclimáticas de Givoni e o método de Mahoney, consagrados estudiosos sobre a questão térmica em edificações em clima temperado. Escolheu-se o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - Ctism - para demonstrar as possibilidades que permeiam uma edificação existente. Como principais estratégias foram identificadas a adequação do tamanho e posição solar das esquadrias, com vistas à melhorar a ventilação interna da edificação e diminuir a carga solar recebida. Além disso, sugere-se a utilização de cores claras nos fechamentos laterais e na cobertura para diminuir a carga térmica absorvida.

Palavras-chave: conforto térmico, cartas de Mahoney, método de Givoni, sustentabilidade.


Texto completo:

pdf

Referências


ABNT NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações - parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro.

GIVONI, Baruch. Climate considerations in building and urban design. New York: Van Nostrand Reinhold, 1998.

LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttakay. Eficiência energética na arquitetura. São Paulo: PW, 1997.

LENGEN, Johan Van. Manual do arquiteto descalço. São Paulo: Empório do Livro, 2008.

OLGYAY, Victor. Design with climate. Princeton: Princeton University Press, 1963.

TOLEDO, Eustaquio. Ventilação natural das edificações. Maceió: Edufal, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2176217114673



Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional

Contato: revistaregae@gmail.com - Fone: +55-55-99977-6371

Endereço: Avenida Roraima, 1000 - prédio 16 - 97105-900 - Santa Maria - RS - Brasil.

ISSN online 2318-1338

CC BY-NC-SA

 

Indexers, data base, catalogs


- Doaj.org - Redalyc - Latindex - Periódicos Capes - Diadorim Ibict - Redib

 

Patrocinadores - Sponsors

- Universidade Federal de Santa Maria