O sistema nacional de educação narrado no documento base das conferências nacionais de educação/Conae e a gestão da escola contemporânea

Ana Paula da Silva Pozzobon Castanho

Resumo


Esta pesquisa analisa quais orientações, para a gestão democrática, inclusão e diversidade, nos oferece o documento base da Conferência Nacional de Educação/Conae na melhoria da gestão da escola pública contemporânea. Também busca analisar como estes princípios orientadores aparecem no projeto pedagógico da Escola Municipal de Lagoa Vermelha - RS. Apresenta-se, aqui, particularidades acerca da gestão educacional democrática brasileira na atualidade em uma escola contemporânea apoiando-se no referencial teórico para apontar as tendências apresentadas pela educação que estão em vigor no país, bem como, suas relações com os princípios orientadores da presente pesquisa. Para tanto, a metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa de caráter documental, desenvolvida a partir da busca de informações em documentos que não receberam qualquer tratamento científico.

Palavras-chave: gestão democrática, inclusão, diversidade, políticas públicas.


Texto completo:

pdf

Referências


BIANCHETTI, Roberto Gerardo. Modelo neoliberal e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

BRASIL. Construindo o sistema nacional articulado de educação: o plano nacional de educação, suas diretrizes e estratégias de ação, documento referência. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL, Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 1º jan. 2011.

BRASIL. Política nacional de educação especial. Brasília: MEC/Seesp, 1994.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília - Brasília: MEC/Seesp, 1998.

BRASIL. Plano decenal de educação. Disponível em: . Acesso em: 14 jun,. 2010.

BRASIL, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 5 jan., 2011.

Definição de multiculturalismo. Disponível em: . Acesso em 10 jan. 2011.

COOL, César; PALÁCIOS, Jesús; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

EDLER, Rosita Carvalho. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: mediação, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1997.

FREITAS, Soraia Freitas; RODRIGUES, Davih; KREBS, Rui Jornada (orgs.). Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria: UFSM, 2005.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia. Gestão democrática da educação no contexto da reforma do estado. São Paulo: Cortez, 2001.

GESTÃO ESCOLAR. Revista Nova Escola Gestão Escolar, ano II, n. 11, Ed. Abril. dez. 2010/jan.2011.

LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LÜCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2008.

LÜCK, Heloisa. Perspectivas de gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. In: Em Aberto. Brasília, v. 17, n. 72, 2000, p. 11-33.

LÜDKE, Menga; André, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Plano Decenal de Educação para Todos (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix, 2002. Disponível em: . Acesso em: 14 jun., 2009.

MELUCCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005.

MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Rev. Bras. Educ. v. 11, n. 33, Rio de Janeiro, 2006, p. 406-423.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, Maria Marli de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.

PROJETO Político Pedagógico Escola Municipal Clóvis Pestana de Lagoa Vermelha. 2009/2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas: Autores Associados, 2005.

SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

TORRES, Rosa Maria. Educação para todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre: Artmed, 2001.

UFSM. Estrutura e apresentação de monografias, dissertações e teses: MDT. Santa Maria: UFSM, 2010.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2176217110643



Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional

Contato: revistaregae@gmail.com - Fone: +55-55-99977-6371

Endereço: Avenida Roraima, 1000 - prédio 16 - 97105-900 - Santa Maria - RS - Brasil.

ISSN online 2318-1338

CC BY-NC-SA

 

Indexers, data base, catalogs


- Doaj.org - Redalyc - Latindex - Periódicos Capes - Diadorim Ibict - Redib

 

Patrocinadores - Sponsors

- Universidade Federal de Santa Maria