Comportamento racional e desempenho da análise gráfica no mercado acionário brasileiro

José de Pietro Neto, Otavio Ribeiro de Medeiros

Resumo


Este trabalho teve como objetivo buscar evidências empíricas sobre o desempenho da análise gráfica considerando a lucratividade quando montadas em um sistema autônomo para o disparo de ordens de compra e venda de ações via homebroker na Bovespa, bem como apresentar uma metodologia modificada para o teste de Lorenzoni et al. (2007) para verificar a presença de conteúdo informacional na análise técnica. Este sistema autônomo consiste em uma rotina modificada do comportamento racional de compra constante em Arrow (1959), que visa ao lucro máximo e procura simular o comportamento humano como estratégia para o disparo de ordens. Foram testadas 352 combinações diferentes de possibilidades de ordens, quando acopladas ao comportamento racional para cada série testada. Os dados utilizados compreenderam as empresas constantes no índice FGV-100 (2009) e no Ibovespa (set./dez. de 2009) totalizando 129 companhias no período de 03/01/2000 até 30/09/2009. Os principais resultados mostram que bons desempenhos foram obtidos pelas médias móveis, seguidos das bandas de Bollinger e do histograma, que não se mostrou eficiente. As ordens foram contadas em quantidades. Foram encontrados comportamentos racionais de compra e venda com desempenho superior aos seus semelhantes, quando comparados em termos de lucratividade aos retornos obtidos pelo Ibovespa. A estatística de White (2000) e o teste modificado de Lorenzoni et al. (2007), proposto pelo autor, sugeriram a presença de conteúdo informacional para a maioria das séries testadas na amostra quando os gráficos indicaram a posição comprada, tanto para
as séries originais quanto para os dados recriados a partir do modelo AR(1)-GARCH(1,1).


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198346592494



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Revista de Administração da UFSM. Brazilian Journal of Management

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, eISSN 1983-4659