Efeitos do Método Global e Parcial na Aprendizagem do Basquetebol

Suraya Cristina Darido

Resumo


O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos do método global e parcial na aprendizagem do basquetebol em garotas de 11 a 13 anos. Participaram desse estudo 44 estudantes, divididas aleatoriamente em 2 grupos, método global (n=20) e método parcial (n=24). Cada grupo desenvolveu uma programação específica. No grupo global as alunas aprenderam as habilidades específicas durante o jogo, enquanto o grupo parcial aprendeu primeiramente os fundamentos fora do jogo e, no final das sessões, incluiam-se as situações de jogo. Ambos os grupos seguiram as respectivas programações durante 16 sessões realizadas, duas vezes por semana. Para verificar os efeitos de cada método, os grupos jogaram 8 vezes entre si. O grupo do método global venceu 7 dos 8 jogos realizados, sendo que foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos. Esses resultados foram discutidos em termos dos níveis de

desenvolvimento e motivação.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/231654648370



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.