INICIAÇÃO AO ATLETISMO: UM DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS

Silmar ZANON

Resumo


Este estudo descritivo teve como objetivo investigar se crianças praticantes de atletismo na fase de iniciação já apresentam-se em níveis de desenvolvimento motor adequados para especializarem-se. A população deste estudo foi formada por crianças de ambos os sexos, com idade entre 10 e 12 anos que praticam atletismo. Para a seleção da amostra deste estudo escolheu-se intencionalmente o Campeonato Estadual de Atletismo do Rio Grande do Sul de 1998 - categoria mirim e pré-mirim, realizado pela Federação Gaúcha de Atletismo, na Cidade de Santa Maria-RS. Foram selecionadas 79 crianças de forma aleatória, sendo 18 crianças com 10 anos , 24 com 11 anos e 34 com 12 anos de idade. Foi avaliada a maturidade dos padrões fundamentais de movimentos locomotores correr e saltar na horizontal, e o padrão fundamental de movimento manipulativo arremessar, tendo como instrumentos de medida as fichas de avaliação referente à Matriz de Análise de Padrões Fundamentais de Movimento de Gallahue & Ozmun (1997). Os resultados obtidos indicam que a maioria das crianças atingiu o estágio maduro no correr, porém no saltar na horizontal e no arremessar verificou-se que a maioria das crianças apresentou-se no estágio elementar. Quando relacionados ao sexo, verificou se que as meninas apresentaram maior percentual do que os meninos no padrão fundamental correr, e estes apresentaram maiores percentuais que as meninas no saltar na horizontal e arremessar. Ao analisar os resultados em relação à idade, não foi observado um aumento crescente no percentual dos escores no estágio maduro dos padrões fundamentais de movimento em relação à progressão de idade. Quando relacionados aos grupos de provas, verificou-se que existe uma tendência de que os sujeitos que participaram de um determinado grupo de prova, apresentaram elevado percentual no estágio maduro no padrão fundamental de movimento específico das provas do atletismo, que os menores percentuais nos padrões fundamentais correr e saltar na horizontal foi verificado nas crianças que realizavam somente os lançamentos. Sendo assim o tipo de atividades desenvolvidas pelos sujeitos investigados não estão, como uma totalidade, compatíveis com as necessidades para que os mesmos atinjam o estágio maduro nos padrões fundamentais de movimento, adequados para a faixa etária de 10 a 12 anos de idade. Sendo assim, acredita-se que o programa de atividades motoras dessas crianças deveriam propiciar o desenvolvimento dos padrões fundamentais de movimento, para posteriormente desenvolverem movimentos especializados do atletismo. Sugere-se então que estas crianças vivenciem situações que possibilitem o desenvolvimento dos padrões fundamentais de movimentos, para que possam futuramente especializarem-se nas atividades do atletismo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/231654648057



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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