A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DE ÍDOLOS ESPORTIVOS PARA OS JOVENS

Victor Valdez Dantas Azevedo, Cristiano Mezzaroba, Fabio Zoboli

Resumo


A mídia enquanto agente político tem a capacidade de gestar comportamentos pensando assim partimos da necessidade de observar o quão influenciáveis são os jovens quando pensamos em relação à idolatria esportiva. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a possível influência midiática na construção de ídolos esportivos e como são percebidos no universo dos jovens. Para tal foram selecionados para a pesquisa alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública federal de Sergipe. A partir dos resultados obtidos, percebemos que, mesmo se tratando de um colégio onde a mediação ,pedagógica é muito importante para entender e discutir as questões que envolvem a mídia verificamos um forte poder simbólico midiático, incorporando significados mercadológicos.na relação clube-ídolo-torcedor que impactam também na questão corporal.

Palavras-chave


mídia; ídolos esportivos; espetacularização esportiva; jovens

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546415603



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.