Stress ou burnout, a realidade frente a inclusão

Maria Inês Naujorks, Geisa Letícia Kempfer, Marcia Denise Pletsch, Luis Felipe Dias Lopes

Resumo


Este trabalho visa estudar o stress que a proposta da escola inclusiva causa, pois ela tem um potencial inédito que precisa ser desvendado para que possamos iniciar um entendimento da complexidade não só da proposta, como também das reações individuais frente ao novo, ao desafio.. Fizeram parte deste estudo as escolas do ensino fundamental da rede pública de Santa Maria/RS, totalizando 91 escolas. Até o presente momento percebemos o processo de inclusão como gerador de situações difíceis nas relações escolares desencadeando um processo de desgaste institucional e pessoal; por parte das escolas : no que se refere a remoção de barreiras arquitetônicas, estudo do projeto politico-pedagógico, entre outros; por parte dos professores: por desconhecerem o que é o fenômeno da deficiência e seus desdobramentos na dinâmica em sala de aula.


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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

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