Formação do profissional em educação física: um olhar para o processo de inclusão e inserção social

Júlio Emerson Baumart Tavares, Hugo Norberto Krug

Resumo


Este estudo se propõe a analisar como o Curso de Graduação em Educação Física da UFSM/RS está preparando seus acadêmicos para atuarem com as pessoas com necessidades especiais, de forma inclusiva, na rede regular de ensino. Para tanto, buscou-se aferir o interesse dos acadêmicos e professores, em assimilar e em transmitir, respectivamente, este conhecimento, pois pouco se tem pensado nos interesses e na capacitação de professores para atuar em classe regular com uma população tão diversa e necessitada de atenção específica. Justificou-se a elaboração deste estudo, na busca de uma nova forma de contribuição aos educadores para proporcionar uma educação de qualidade que beneficie tanto os alunos com necessidades especiais, como aqueles ditos normais, entendendo ser o processo inclusivo um método facilitador para a convivência em comunidade e para a inserção social. O estudo caracterizou-se por ser do tipo descritivo. A coleta dos dados deu-se através da análise documental, de entrevistas com 25% do corpo docente titulares do Centro de Educação Física e Desportos e de questionários aplicados aos acadêmicos do 7º semestre. Foi constatado que há interesse por parte dos acadêmicos em se preparar para atuar com a pessoa com necessidades especiais, entretanto como a grade curricular contempla parcialmente este aprendizado, sugeriu-se a coordenação do Curso de Graduação em Educação Física, entre outras, a criação de uma disciplina, com caráter regular, que propicie um aprendizado específico aos acadêmicos, preparando-os para atuar com as pessoas com necessidades especiais de forma inclusiva na rede regular de ensino.

Palavras-chave: Necessidades educativas especiais, inserção social, Educação Física.


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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

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