<b>Altas habilidades/superdotação: entre termos e linguagens</b>

Autores

  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3056

Palavras-chave:

High ability/giftedness, Terminology, Name.

Resumo

A área das altas habilidades/superdotação apresenta algumas questões polêmicas, entre elas o uso de nomenclaturas ou termos que a defina. Este artigo objetiva o estudo sobre a utilização da terminologia na área de altas habilidades/superdotação por diversos autores brasileiros. Para tanto, foram pesquisados os artigos publicados na Revista Educação Especial, de Santa Maria, RS, edições de 2001 a 2010. As metodologias aditadas para a execução da pesquisa são a bilbliográfica e a documental. Os resultados encontrados indicam que o uso terminológico tanto nos títulos dos artigos como nas palavras-chave variam entre os autores, como também se observa que a linguagem utilizada na área de altas habilidades/superdotação pode causar conflitos no atendimento educacional a esse grupo de educandos.

Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação; Terminologia; Nomenclatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Direito (FIG), Pedagogia (ung), Especializada em Dotados e Taleentosos (UFLA), Mestre em Educação (UNICID) e Doutoranda em Educação Especial (UFSCar).

Maria Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, Fonoaudióloga e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar.

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

Rangni, R. de A., & Resende da Costa, M. P. (2011). <b>Altas habilidades/superdotação: entre termos e linguagens</b>. Revista Educação Especial, 24(41), 467–482. https://doi.org/10.5902/1984686X3056

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua