Outros sujeitos, outra escola? Estratégias e práticas no contexto de escolas específicas para surdos

Liane Camatti, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin

Resumo


A comunidade surda tem, recursivamente, buscado as escolas específicas para surdos por ser este um espaço no qual seria possível encontrar segurança e condições de resistência. Através deste artigo, intenta-se compreender como as premissas que sustentam a instituição escolar são direcionadas, haja vista a aproximação com os movimentos surdos. Para realizar esta abordagem, foram utilizados excertos de entrevistas realizadas com surdos professores e alunos de diferentes escolas específicas para surdos do Estado do Rio Grande do Sul. Os estudos de vertente pós-estruturalistas forneceram as ferramentas teóricas que possibilitaram as análises. Através desta pesquisa, evidenciou-se como a comunidade surda se insere no espaço escolar, fazendo com que as premissas do capital cultural surdos sejam legitimadas na escolade surdos. Apesar disso, foi possível olhar para como os processos de disciplinamento inerentes à instituição escolar acontecem da mesma forma no espaço da escola de surdos, mesmo ela sendo tomada pelos surdos como o local da redenção e como sua maior trincheira.

Palavras-chave: Escola de surdos. Resistência. Sujeito surdo.


Palavras-chave


School for the deaf; Resistance; Deaf.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X2999

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________