Aulas de educação física e inclusão: um estudo de caso com a deficiência física

Luciana Erina Palma, Greice Rosso Lehnhard

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2284

Este estudo teve como objetivo descrever a participação de um aluno com deficiência física em aulas de Educação Física em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola regular. Foram observadas sete aulas de Educação Física da turma, as informações foram registradas em uma Ficha de Observação e, posteriormente, foi aplicada uma entrevista com roteiro pré-estabelecido ao aluno com deficiência. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) Aluno com Deficiência e a Participação nas Aulas de Educação Física e b) O Relacionamento entre aluno com Deficiência e Colegas. A partir dos dados observou-se que a maioria das atividades propostas pela professora nas aulas de Educação Física favoreceu a inclusão do aluno que possuía deficiência física, além disso, houve interação entre ele e os colegas. Sendo assim, podemos afirmar que a inclusão está sendo efetivada na turma e nas aulas de Educação Física pesquisadas.




Palavras-chave: Educação Inclusiva. Inclusão. Educação Física. Deficiência Física.

 


Palavras-chave


Inclusive Education; Inclusion; Physical Education; Physical Disabilities.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2284

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOI10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.

Segundo trimestre, abr./jun., limite para publicar a edição 30 junho.

Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.

Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________