Identificação de alunos com altas capacidades: uma contribuição de indicadores neuropsicológicos

Dora Cortat Simonetti, Leandro S. Almeida, Zenita Guenther

Resumo


Este artigo apresenta alguns dados sobre a convergência entre medidas psicométricas de inteligência e indicadores fisiológicos da actividade mental em adolescentes com alta capacidade intelectual. Para o efeito o estudo considerou um pequeno grupo de 15 sujeitos, submetidos ao eletroencefalograma quantitativo, selecionados a partir de uma população de 77 colegas com base nos resultados na WISC-III. Os resultados obtidos sugerem que no grupo de superdotados foi contínua a predominância de alfa (percentil frequencial sempre superior e alta amplitude), situação esta que não se observou no grupo de alunos sem capacidade intelectual superior. Mesmo com algumas limitações metodológicas, este estudo permite contribuir para a afirmação de que existe uma relação entre o quociente intelectual, a frequência e a amplitude das ondas alfa observadas durante a realização de tarefas cognitivas. Estes resultados parecem sugerir a possibilidade de uso complementar de provas psicométricas e de registos encefálicos no estudo da sobredotação.

Palavras-chave: Altas Habilidades. Psicometria. Neuropsicologia. Electroen-cefalograma.

Palavras-chave


High Ability; Psychometrics; Neuropsychology; Encephalograms.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X1633

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________