É possível encontrar talentos nas ruas e em instituições prisionais?

Maria Alice D'Ávila Becker

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14321

Temos lido que a superdotação é um fenômeno que tem múltiplas facetas e se manifesta no encontro do potencial genético com o estimulo ambiental, aparecendo em comportamentos, situações e ambientes diversos. Embora em muitos estudos ainda predomine a identificação em contextos escolares, nesta comunicação introduzo a possibilidade de identificarmos talentos em populações que estão excluídas dos programas de atendimento para altas habilidades em nosso país, como os jovens que perambulam pelas ruas e jovens infratores que se encontram presos, mas que estiveram ou ainda estão envolvidos com o sistema escolar. De acordo com a literatura a identificação de superdotação deve seguir uma sistematização e utilizar a definição mais adequada ao ambiente e situação que está sendo analisada Além disso, a identificação só tem sentido se posteriormente for feito um planejamento para atender as necessidades educacionais e de desenvolvimento dos sujeitos. O que devemos fazer após essa identificação em caso de jovens que estão apresentando potencial e deixando-nos entrever que estamos diante da ponta de um iceberg? E que abaixo do visível, no campo do invisível está um potencial que é desconhecido de todos, até do próprio sujeito. Termino esta comunicação com a provocação sobre quais são os caminhos que devemos tomar nos próximos anos nesse tema que nos apaixona: podemos imaginar um programa de pesquisas e projetos de atendimento a populações como as citadas a curto e médio prazo?


Palavras-chave


Jovens infratores talentosos; ECA; Crianças de rua talentosas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14321

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________