A formação do instrutor surdo e o mercado de trabalho: uma inter-relação necessária

Ana Cláudia T. Dornelles, Josiane Zanella

Resumo


O mercado de trabalho é um campo de extrema importância e preocupação perante a sociedade, sendo assim, a formação do trabalhador deve estar constantemente presente na vida laboral deste. Diante disto, questionou-se sobre a relação existente, entre a formação do instrutor e o mercado de trabalho para o sujeito surdo e como esta ocorre. Por meio da investigação dos discursos sobre a identidade, a surdez e o trabalho procurou-se entender a constituição de sujeitos surdos trabalhadores, realizando uma entrevista semi-estruturada com um surdo adulto. Este estudo possibilitou um maior esclarecimento sobre a formação profissional do sujeito surdo, fazendo com que as indagações sobre a inter-relação existente entre a formação do instrutor surdo com o mercado de trabalho fossem mais bem exemplificadas. Através da entrevista elucidaram-se os questionamentos pessoais e acadêmicos e, ainda, percebeu-se a importância da inserção deste e de seus pares no mercado de trabalho, assim como os métodos que poderiam e/ou deveriam ser usados para que isto ocorra.

Palavras-chave: Mercado de Trabalho. Formação do Instrutor Surdo. Identidade Surda.


Palavras-chave


Work Market; Preparation of the Deaf Instructor; Identity of The Deaf.

Texto completo:

PDF


CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________