O ensino de libras em escolas gaúchas para surdos: um estudo

Carolina Hessel Silveira

Resumo


O artigo, que apresenta resultados parciais de uma dissertação de mestrado, busca trazer contribuições para o currículo da disciplina de Língua de Sinais na educação escolar de surdos. Parte-se do entendimento da importância das línguas de sinais para o desenvolvimento dos surdos e da constatação de que grande parte dos surdos vem de lares de pais ouvintes, o que enfatiza a importância do ensino de Libras – Língua Brasileira de Sinais – nas escolas para surdos. Também se deve considerar a importância desse estudo na construção de identidades surdas e no fortalecimento da cultura surda. As bases teóricas foram buscadas no campo de estudos denominado Estudos Surdos e em alguns estudiosos das teorias do currículo. O objetivo principal do estudo foi realizar uma análise de currículos de Libras que vigoram em escolas para surdos, e a metodologia envolveu a análise e comparação de 5 programas escritos coletados em 5 escolas do Rio Grande do Sul, Brasil. A análise dos currículos da disciplina mostrou certa diversidade – em alguns, há repetição de conteúdos de uma série para outra, sem qualquer articulação. Em outros já se nota uma preocupação direta com questões de identidade surda e cultura surda, mas alguns deles abrangem conteúdos que não dizem respeito nem a Libras, nem a cultura surda, mas ao disciplinamento dos surdos, em geral. Os dados trazidos nas análises, ao mostrarem aspectos negativos e positivos, podem auxiliar as discussões sobre as dificuldades, avanços e problemas da formação de professores de Libras para alunos surdos.

Palavras-chave: Ensino de Libras. Currículo. Educação de Surdos.


Palavras-chave


Libras Teaching; Currículo; Deaf Education.

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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