Revista “Topics in Early Childhood Special Education”: avaliação do periódico e dos artigos

Paulo Celso Pereira, Karyne de Souza Augusto Rios

Resumo


Os periódicos têm por finalidade a divulgação e a comunicação do conhecimento científico. Por ser veículo de disseminação das produções científicas, se faz necessária a avaliação dos periódicos para aferir a qualidade das pesquisas: rigor, confiabilidade e seriedade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o periódico Topics in Early Childhood Special Education, considerando para análise a revista como um todo e os aspectos formais e de conteúdo dos artigos. A análise revelou que o periódico preenche satisfatoriamente os critérios de normalização, instruções aos autores e avaliação dos artigos. Contudo, identificou-se a necessidade de maior rigor na legenda bibliográfica que deve aparecer em todas as páginas dos artigos. Com relação à análise dos artigos observou-se ausência de palavras-chave e grande variedade nas informações dos resumos, que por vezes não se referiam aos aspectos centrais da pesquisa. Todos os autores e instituições são norte-americanos e o tipo de pesquisa mais publicado é de relato de pesquisa. A caracterização dos participantes indicou que a revista aborda diferentes tipos de necessidades especiais, mas concentra maior número de publicações sobre autismo. Os dados confirmam os objetivos da revista em prover informações relevantes e atuais sobre todos os aspectos da educação precoce para crianças com necessidades especiais, incluindo suas famílias. Pontua-se a necessidade de maior abrangência da revista além do continente norte-americano, incluindo a participação de pesquisadores de outros países. Adicionalmente o modelo de avaliação utilizado mostrou-se eficaz em prover dados de qualidade, confiabilidade e rigor do periódico e das pesquisas nele publicadas.

Palavras-chave: Educação Especial. Avaliação. Periódicos. Ciência da Informação.


Palavras-chave


Special Education; Assessment; Periodicals; Information Science.

Texto completo:

PDF


CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________