Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Educação Especial (Journal of Special Education) da Universidade Federal de Santa Maria, publica apenas artigos originais, sendo relatos de pesquisa ou revisão de literatura, que contribuam para o campo da Educação Especial. Destina-se a estudantes, professores e pesquisadores em Educação. Os artigos devem atender a qualidade e contexto que o Conselho Editorial considera que seriam de interesse para um público nacional e internacional.

A publicação impressa começou em 1986 e foi encerrada em 2016. Atualmente, apenas a versão eletrônica está disponível. Publicamos aproximadamente 55 artigos por ano, em periodicidade de publicação contínua em volume único, com recebimento de fluxo contínuo de tema livre e também um Dossiê Temático anual. A revista tem o português (Brasil) como idioma principal e inglês ou espanhol como secundários. 

 

Missão

Objetivo

Ficha Catalográfica

 

 

Políticas de Seção

Artigos – Demanda contínua

A Revista “EDUCAÇÃO ESPECIAL”, editada pela Universidade Federal de Santa Maria, objetiva veicular somente artigos inéditos na área da Educação Especial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de pesquisa

Resultados de pesquisa empírica ou investigação baseada em dados empíricos (estudo de caso), utilizando metodologia científica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão de literatura/Estudo teórico

Revisão de literatura (estado da arte), narrativa, integrativa, sistemática ou meta análise da produção científica e acadêmica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

A resenha deverá ter cerca de 1.200 palavras.

Essa produção deverá situar o campo ao qual a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e realizar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático na Educação Especial.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê – Direitos Linguísticos dos Surdos: concepções e práticas inclusivas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Prêmio Melhores Teses e Dissertações

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

À comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a uma edição anual de demanda contínua. Além disso, recusa estudos que foram também submetidos simultaneamente a outros periódicos nacionais ou internacionais, bem como aqueles encaminhados para livros ou capítulos de livros.

O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados se dá através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Ao serem submetidos, os trabalhos são previamente avaliados pelo Conselho Editorial (Desk Review). Aqueles que estiverem fora das normas editoriais ou do escopo da Revista serão devolvidos aos autores; os demais são encaminhados aos Editores de Seção que designam a, pelo menos, uma dupla de pareceristas ad hoc para avaliação. No caso de pareceres divergentes o artigo será enviado ao um terceiro parecerista. A identificação, tanto dos autores quanto das instituições, não consta no texto enviado para avaliação.  A aprovação ou recusa de cada artigo depende da disponibilidade e agilidade do Conselho Editorial e dos pareceristas ad hoc

 

 Instruções aos Avaliadores

 

Periodicidade

Publicação contínua

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Atribuição-NãoComercial CC BY-NC

Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.