Produtividade e custos do processador trabalhando em povoamentos de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden.

Bernardo Carlos Tarnowski, Paulo Renato Schneider, Carlos Cardoso Machado

Resumo


No presente trabalho foi realizado um estudo de tempos com o objetivo de ajustar equações para estimar o tempo das atividades, a produtividade, o custo operacional e da produção do processador utilizado em um sistema de colheita de madeira de povoamentos de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden, em topografia plana, no Estado da Bahia. O ciclo operacional do processador consistiu no tempo gasto para processar uma árvore e foi dividido em etapas as quais foram cronometradas, usando a metodologia dos tempos individuais. A unidade amostral foi constituída do ciclo operacional da máquina. A análise estatística baseou-se em estudo de regressão, sendo utilizado o procedimento de modelagem de regressão "stepwise". Com as equações ajustadas, foi possível estimar a produtividade da máquina em função do diâmetro das árvores. Nas condições do estudo, considerando uma eficiência operacional de 70%, a produtividade do processador foi de 25,8 m³cc/h, o custo operacional 47,90 US$/h e o custo de produção de 1,86 US$/m³cc. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que: o tempo de processamento das árvores varia diretamente com o aumento do diâmetro; o tempo de preparação, ao contrário do tempo de processamento, possui uma baixa correlação com o diâmetro das árvores; a produtividade do processador é diretamente proporcional ao aumento do diâmetro das árvores, quando expressa em volume, e inversamente proporcional, quando expressa em número de árvores; o custo por metro cúbico de madeira processada com processador, varia numa relação inversa ao aumento do diâmetro; do custo operacional do processador, o custo fixo é o de maior proporção, seguido do custo variável, administrativo e da mão-de-obra; e, o custo de produção do processador diminui em forma exponencial com o aumento do diâmetro das árvores.


Palavras-chave


colheita mecanizada; produtividade; custos; processador; <i>Eucalyptus grandis</i>.

Texto completo:

PDF

Referências


ARACRUZ CELULOSE. Sistemas de colheita florestal. Experiência da Aracruz Celulose. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL, 3., 1997, Vitória. Anais... Viçosa: SIF, 1997. p. 19-23.

BARNES, R.M. Estudo de Movimentos e de Tempos: projeto e medida do trabalho. Tradução da 6 ed. Americana. São Paulo, Edgard Blücher, 1977. 635 p.

DORIGON, D. Melhorias técnicas e vantagens econômicas na atividade de colheita de madeira na RIGESA. In: SIMPÓSIO FLORESTAL DO RIO GRANDE DO SUL, 4., 1995, Santa Maria. Anais... Santa Maria: CEPEF, 1995. p. 6-13.

F.A.O. Planificación de carreteras forestales y sistemas de aprovechamiento. Roma, 1978.171 p

JACOVINE, L. A. G., MACHADO, C. C., SILVA da, M. L. et al. Evolução dos custos da madeira destinada à produção de celulose. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL, 3., 1997, Vitória. Anais... Viçosa: SIF, 1997. p. 261-268.

MACHADO, C. C.; MALINOVSKI, J. R. Ciência do trabalho florestal. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais, Br. 262:65. 1988.

MAIA, J. L. S., CONDI, L. G. B., TIBURCIO, V. C. S. Colheita florestal e meio ambiente na DURATEX. In: SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL, 9., 1996, Curitiba. Anais... Curitiba: FUPEF, 1996. p. 65-71.

MALINOVSKI, J. R. Análise de tempos, movimento e esforços físicos em algumas atividades de corte e extração de Eucalyptus grandis. Curitiba: UFPR, 1993. 44 p. Tese (Concurso de Professor Titular) - Universidade Federal de Paraná, 1993.

MALINOVSKI, R. A., MALINOVSKI, J. R. Evolução dos sistemas de colheita de povoamentos de pinus na região sul do Brasil. Curitiba, FUPEF: 1998. 138 p.

MINETTE, L. J. Avaliação técnico e econômica dos tratores florestais transportadores (forwarders), na extração de madeira de eucalipto. Viçosa: UFV, 1988. 77 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, 1988.

SANTOS, S. L. M. , MACHADO, C. C. Análise técnico-econômica do processamento de madeira em áreas planas, utilizando o processador. Revista Árvore, Viçosa, v. 19, n. 3, p. 346-357, 1995.

TIBURCIO, V. C. S., SENE, J. M. de, CONDI, L. G. B. Colheita mecanizada: Avaliação de Harvester e Forwarder. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE EXPLORAÇÃO E TRANSPORTE FLORESTAL, 2., 1995, Salvador. Anais... Viçosa: SIF, 1995. p. 204-221.

WINTER, M. E. L. Sistemas mecanizados de colheita de madeira em povoamentos com fins energéticos. In: SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL, 10., 1998, Curitiba. Anais... Curitiba: FUPEF, 1998. p. 133-149.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19805098388