Avaliação do desempenho de operadores no treinamento com simulador de realidade virtual Forwarder.

Eduardo da Silva Lopes, Diego de Oliveira, Paulo Candido da Silva, Ademar Luiz Chiquetto

Resumo


O uso dos simuladores de realidade virtual é a solução mais eficiente de treinamento, permitindo capacitar os operadores rapidamente e com baixos custos. Este estudo teve por objetivo avaliar o desempenho de operadores no treinamento com o simulador de realidade virtual Forwarder. O estudo foi desenvolvido no Centro de Formação de Operadores Florestais (CENFOR), da Universidade Estadual do Centro-Oeste, estado do Paraná, Brasil. Um grupo de 26 operadores de diferentes empresas florestais foi avaliado, no qual nenhum tinha experiência na operação de máquinas, sendo avaliados os seus desempenhos em diversas variáveis operacionais. Os dados foram coletados no início e no final de cada módulo operacional do treinamento no simulador virtual. Os resultados indicaram que os operadores tiveram maior dificuldade de executar a operação de carregamento de toras, em consequência da menor visibilidade e presença de resíduos da colheita de madeira nas pilhas de toras. A maior evolução no desempenho dos operadores durante o treinamento ocorreu em relação à variável "colisão com os fueiros", com ganhos médios de 85,7 e 65,9% nos módulos III e IV respectivamente, que contemplam as operações de carregamento de toras.


Palavras-chave


treinamento; simulador de realidade virtual; extração de madeira

Texto completo:

PDF

Referências


LACERDA, J. F. S. B.; MAZON. Uso de simuladores de realidade virtual no treinamento de operadores na colheita e transporte florestal. In: SEMINARIO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL, 12., 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR - FUPEF, p. 133-146.

LOPES, E. S. A formação de Operadores Florestais em simuladores de realidade virtuais em 3D. Revista Opiniões, São Paulo, 2006

MACHADO, C. C.; LOPES, E. S. Análise da influência do comprimento de toras de eucalipto na produtividade e custo da colheita e transporte florestal. Cerne, Lavras, v. 6, n. 2, p. 122-127, 2000.

PACKALÉN, A. Swedish study on harvester simulator training: costs cut, quality maintained. International Forestry Magazine – Timberjack News, n. 3, p. 20-21. 2001.

PARISE, D. J. Qualificação e aperfeiçoamento profissional na colheita florestal no Brasil. In: SEMINARIO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL, 14., 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR – FUPEF, p. 191-197.

PARISE, D.; MALINOVSKI, J. R. Análise e reflexões sobre o desenvolvimento tecnológico da colheita florestal no Brasil. In: SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL, 12., 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR - FUPEF, p. 78-109.




DOI: https://doi.org/10.5902/198050981772

Licença Creative Commons