O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE GEOGRAFIA NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499413913Abstract
O presente artigo aponta os resultados da pesquisa desenvolvida pelos membros do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG), da UNIOESTE- Campus Francisco Beltrão/PR, que analisou o processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais de Geografia no Paraná (DCEs). A pesquisa foi realizada na cidade de Francisco Beltrão, por meio de entrevistas com vinte e sete (27) professores de Geografia atuantes nas escolas estaduais do município. A partir dos dados, foi possível verificar que a participação dos professores na construção das (DCEs) ocorreu de forma representativa, sendo que a finalização da proposta contou com um número pequeno de docentes da rede estadual. Após a publicação, não houve políticas para a implementação da proposta, o que tem dificultado a apropriação da proposta pelos professores. Por isso, indicamos a ampliação da política de formação continuada com o intuito de produzir um efetivo processo de implementação das DCEs-PR.
Palavras-chave: ensino de Geografia, diretrizes curriculares, Paraná.
DOI: 10.5902/2236499413913
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