Geografia Ensino & Pesquisa: Notícias https://periodicos.ufsm.br/geografia <p style="text-align: justify;">A revista <strong>Geografia Ensino &amp; Pesquisa, </strong>ISSN 2236-4994<strong>,</strong> é um periódico mantido pelo Departamento de Geociências e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências - PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria, com objetivo de publicar Artigos originais na área de Geografia, visando abrir espaço para a divulgação científica e o debate qualificado dentro da ciência Geográfica. Para tanto, a revista aceita contribuições originais dentro de quatro grandes linhas temáticas: <em>Geoinformação e Sensoriamento Remoto; Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental; Produção do espaço e Dinâmica Regional; Geografia e Educação.</em></p> pt-BR Wed, 07 Dec 2022 10:21:18 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Painéis interpretativos como estratégias ligadas ao geopatrimônio https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/722 <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Avaliação da linguagem e aspectos visuais de painéis interpretativos turísticos para geomonumentos e outros elementos geopatrimoniais do COREDE Campanha, RS, Brasil” foi publicado na revista Geografia Ensino &amp; Pesquisa, v. 24, 2020.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Geoconservação;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Geopatrimônio; </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Geoturismo;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Os benefícios dos painéis interpretativos;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">As características necessárias para a linguagem ideal em um painel interpretativo.</span></li> </ul> <div> <p>Este artigo é de autoria de André Weissheimer de Borba, Milene Ferreira Miletto, Ana Paula Souza Corrêa, Vinícius Lenz Motta, Marta Paula Fischer, Thainara Dalmazo Brunhauser, Renato Pereira Lopes e Felipe Guadagnin.</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2236499437740">Saiba mais</a></p> </div> <p> </p> https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/722 Wed, 07 Dec 2022 10:21:18 -0300 A formação docente na contemporaneidade https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/719 <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Formação de professores de geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e currículo escolar” foi publicado na revista Geografia Ensino &amp; Pesquisa, v. 23, 2019.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Reflexão sobre a articulação entre políticas de formação inicial e continuada de professores com o documento norteador da educação básica no país;</span><span style="font-weight: 400;"> </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Políticas de formação docente: olhares sobre o PIBID, a residência pedagógica e a formação continuada;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">A BNCC como “currículo” nacional: inquietações;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Políticas de formação de geografia e currículo escolar.</span></li> </ul> <p><span class="JsGRdQ">Este artigo é de autoria de Natália Lampert Batista, Cesar De David e Tascieli Feltrin.</span></p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2236499441062"><span class="JsGRdQ">Saiba mais</span></a></p> https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/719 Wed, 07 Dec 2022 09:48:57 -0300 As contradições históricas que se materializam no espaço https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/718 <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Pobreza e seletividade espacial no bairro universitário Camobi, Santa Maria, RS: uma análise a partir dos usos do território” foi publicado na revista Geografia Ensino e Pesquisa, v. 23, 2019.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">A análise dos usos do território urbano do Bairro Camobi, em Santa Maria, Rio Grande do Sul;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Desigualdade Socioespacial; </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Caracterização histórica e geográfica do bairro Camobi;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Pobreza, privação e seletividade espacial.</span></li> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é de autoria de Pedro Leonardo Cezar Spode, Maurício Rizzatti, Lilian Hahn Mariano da Rocha, Rivaldo Mauro de Faria e Iago Turba Costa.</span></p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2236499440108"><span style="font-weight: 400;">Saiba mais</span></a></p> https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/718 Wed, 07 Dec 2022 09:46:40 -0300 Revista Geografia Ensino & Pesquisa em nova plataforma https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/632 <p>A Geografia Ensino &amp; Pesquisa é uma revista institucional que integra o Portal de Periódicos da UFSM e já está operando com a nova versão. Esta mudança vai proporcionar uma experiência mais agradável para quem utilizar a revista em todos os perfis disponíveis.</p> <p>Informamos que a plataforma está em fase de implementação de novas funcionalidades. Caso você perceba algo que possa ser melhorado ou corrigido, entre em contato e contribua para que coletivamente possamos aprimorar o site da revista.</p> <p>Agradecemos a compreensão pelo tempo em que o sistema ficou fora do ar e pelo seu interesse em publicar na revista. Aguardamos a submissão do seu trabalho!</p> https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/632 Sun, 19 Dec 2021 16:39:44 -0300