https://periodicos.ufsm.br/geografia/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atom Geografia Ensino & Pesquisa: Notícias 2023-06-16T10:18:52-03:00 Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A revista <strong>Geografia Ensino &amp; Pesquisa, </strong>é um periódico mantido pelo Departamento de Geociências e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências - PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria, com objetivo de publicar Artigos originais na área de Geografia, visando abrir espaço para a divulgação científica e o debate qualificado dentro da ciência Geográfica. Para tanto, a revista aceita contribuições originais dentro de quatro grandes linhas temáticas: <em>Geoinformação e Sensoriamento Remoto; Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental; Produção do espaço e Dinâmica Regional; Geografia e Educação.</em></p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2236-4994 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A2</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/751 PRORROGAÇÃO - CHAMADA PARA DOSSIÊ - Parque Estadual do Turvo (PET) - Yucumã 2023-06-16T10:18:52-03:00 Geografia Ensino & Pesquisa <p>O Parque Estadual do Turvo, amplamente conhecido como Salto do Yucumã, é o maior fragmento de floresta subtropical nativa conservado no estado do Rio Grande do Sul e possui a maior queda de água horizontal do mundo. Sua importância abrange aspectos da fauna e flora, bem como geográficos, inerentes a esse espaço.</p> <p>Esta edição será editada por Fábio Marcelo Breunig (docente da UFSM - campus de Frederico Westphalen - e editor de seção da Revista Geografia Ensino e Pesquisa) e Malva Andrea M<span style="color: #000000;">ancuso (Professora Associada do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental da UFSM - campus de Frederico Westphalen), que já conduziram diversas pesquisas no Parque e zonas lindeiras. Considerando a importância de uma abordagem geográfica nas diversas linhas de pesquisa, essa edição especial da Revista- Geografia Ensino e Pesq</span>uisa (REGEP, ISSN 2236-4994) busca reunir os resultados de diferentes estudos conduzidos no Parque Estadual do Turvo, envolvendo aspectos da geomorfologia, hidrografia, climatologia, vegetação, espaço e o meio ambiente, entre outros e de importância para a preservação desse ecossistema.</p> <p>Assim, os autores terão até a data de <strong>20 de novembro de 2023</strong> para submeter seus trabalhos. A REGEP pretende publicar a edição especial "Parque Estadual do Turvo (PET) - Yucumã" no primeiro semestre de 2024. Os autores devem seguir <strong>todas </strong>as diretrizes apresentadas no <em>site </em>da revista, inclusive utilizar o <em>template </em>disponibilizado. Os artigos serão submetidos a avaliação por pares, podendo ser aceitos ou rejeitados.</p> <p><strong>OBSERVAÇÃO: Ao submeter o artigo, escolha a seção "edição especial" e em comentários para o editor especifique que se trata desta chamada de trabalhos!</strong></p> 2023-06-16T10:18:52-03:00 https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/722 Painéis interpretativos como estratégias ligadas ao geopatrimônio 2022-12-07T10:21:18-03:00 Geografia Ensino & Pesquisa <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Avaliação da linguagem e aspectos visuais de painéis interpretativos turísticos para geomonumentos e outros elementos geopatrimoniais do COREDE Campanha, RS, Brasil” foi publicado na revista Geografia Ensino &amp; Pesquisa, v. 24, 2020.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Geoconservação;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Geopatrimônio; </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Geoturismo;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Os benefícios dos painéis interpretativos;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">As características necessárias para a linguagem ideal em um painel interpretativo.</span></li> </ul> <div> <p>Este artigo é de autoria de André Weissheimer de Borba, Milene Ferreira Miletto, Ana Paula Souza Corrêa, Vinícius Lenz Motta, Marta Paula Fischer, Thainara Dalmazo Brunhauser, Renato Pereira Lopes e Felipe Guadagnin.</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2236499437740">Saiba mais</a></p> </div> <p> </p> 2022-12-07T10:21:18-03:00 https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/719 A formação docente na contemporaneidade 2022-12-07T09:48:57-03:00 Geografia Ensino & Pesquisa <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Formação de professores de geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e currículo escolar” foi publicado na revista Geografia Ensino &amp; Pesquisa, v. 23, 2019.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Reflexão sobre a articulação entre políticas de formação inicial e continuada de professores com o documento norteador da educação básica no país;</span><span style="font-weight: 400;"> </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Políticas de formação docente: olhares sobre o PIBID, a residência pedagógica e a formação continuada;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">A BNCC como “currículo” nacional: inquietações;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Políticas de formação de geografia e currículo escolar.</span></li> </ul> <p><span class="JsGRdQ">Este artigo é de autoria de Natália Lampert Batista, Cesar De David e Tascieli Feltrin.</span></p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2236499441062"><span class="JsGRdQ">Saiba mais</span></a></p> 2022-12-07T09:48:57-03:00 https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/718 As contradições históricas que se materializam no espaço 2022-12-07T09:46:40-03:00 Geografia Ensino & Pesquisa <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Pobreza e seletividade espacial no bairro universitário Camobi, Santa Maria, RS: uma análise a partir dos usos do território” foi publicado na revista Geografia Ensino e Pesquisa, v. 23, 2019.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">A análise dos usos do território urbano do Bairro Camobi, em Santa Maria, Rio Grande do Sul;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Desigualdade Socioespacial; </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Caracterização histórica e geográfica do bairro Camobi;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Pobreza, privação e seletividade espacial.</span></li> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é de autoria de Pedro Leonardo Cezar Spode, Maurício Rizzatti, Lilian Hahn Mariano da Rocha, Rivaldo Mauro de Faria e Iago Turba Costa.</span></p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2236499440108"><span style="font-weight: 400;">Saiba mais</span></a></p> 2022-12-07T09:46:40-03:00 https://periodicos.ufsm.br/geografia/announcement/view/632 Revista Geografia Ensino & Pesquisa em nova plataforma 2021-12-19T16:39:44-03:00 Geografia Ensino & Pesquisa <p>A Geografia Ensino &amp; Pesquisa é uma revista institucional que integra o Portal de Periódicos da UFSM e já está operando com a nova versão. Esta mudança vai proporcionar uma experiência mais agradável para quem utilizar a revista em todos os perfis disponíveis.</p> <p>Informamos que a plataforma está em fase de implementação de novas funcionalidades. Caso você perceba algo que possa ser melhorado ou corrigido, entre em contato e contribua para que coletivamente possamos aprimorar o site da revista.</p> <p>Agradecemos a compreensão pelo tempo em que o sistema ficou fora do ar e pelo seu interesse em publicar na revista. Aguardamos a submissão do seu trabalho!</p> 2021-12-19T16:39:44-03:00